ComunidAD Sem Fome

O Departamento de Artes e Design da PUC-Rio participará da campanha Elo PUC-Rio & Rocinha contra a pandemia, promovida pela Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários da PUC-Rio. Alunos, professores e funcionário do dAD irão contribuir para uma ComunidAD sem fome neste final de ano.

Nossos alunos confeccionarão embalagens e arrecadarão mantimentos para cestas básicas, em uma atividade integrada entre 4 laboratórios do dAD: LAMP (Laboratório de Modelos e Protótipos),  LIS (Laboratório de Imagem e Som), LAB MET (Laboratório de Materiais e Experimentos Têxteis) e PRELO (Laboratório de Experimentos Gráficos). Durante dois dias, trabalharemos presencialmente produzindo as embalagens, as suas matrizes de estampa, o processo de impressão e a criação de cartões postais, nos quais teremos mensagens dos participantes para as famílias que receberão os mantimentos.

Na oportunidade, reuniremos aproximadamente 200 alunos, seguindo as normas de segurança sanitária. Eles pouco conhecem o campus da universidade, em decorrência da pandemia, e guardam a expectativa de viver uma experiência acadêmica presencial, criando vínculos afetivos com seus colegas, professores e com a instituição. Confiamos que o retorno ao campus poderá ser uma oportunidade de ativar o valor e a importância de grupos se articularem, trazendo novas possibilidades de formatação da significação de nosso convívio social.

Assim, nós do Departamento de Artes e Design, estaremos em nossos laboratórios com esperança de que doações sejam feitas para a campanha, para que tenhamos a oportunidade de produzir muitas embalagens. Agir em grupo e operativamente poderá ser uma maneira de estimular uma atitude para desenhar um futuro, que atente para os problemas sociais que enfrentamos e que certamente ainda persistirão.

Os mantimentos e doações recebidas serão distribuídas no dia 21 de dezembro para famílias em vulnerabilidade social na comunidade da Rocinha. Participe conosco e doe pelo PIX – CNPJ 42.834.035/0001-76 (Instituto TMJ Rocinha)!