SBGames 2022 – submissão de trabalhos
Está aberta até o dia 19 de junho a submissão de trabalhos para o SBGames 2022 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, o maior evento em Jogos e Entretenimento Digital do Brasil. Este ano, o evento será presencial e acontecerá em Natal (Rio Grande do Norte), entre os dias 24 e 28 de outubro.
O evento, que contou desde sua origem com professores e pesquisadores do DAD, da PUC-Rio, tem este ano como uma das chairs da Trilha de Saúde a pesquisadora do Laboratório LINC-Design Cynthia Dias, professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na Fiocruz, e doutora em Design pelo PPG-Design. Ela divide a coordenação da Trilha com Flávia Garcia de Carvalho (ICICT/Fiocruz). Ambas são pesquisadoras do grupo de pesquisa Jogos e Saúde (Fiocruz).
A Trilha de Saúde originou-se do workshop de Jogos e Saúde, criado por Márcia Ito e Marcelo de Vasconcellos (CDTS/Fiocruz). O workshop teve sua primeira edição em 2016 e em 2020 se tornou uma Trilha, que abarca pesquisa e desenvolvimento em jogos e saúde em diversas linhas.
A trilha recebe artigos curtos e artigos completos, nos seguintes tópicos de interesse: Avaliações e análises do impacto de jogos aplicados à saúde; Conceito de saúde nos jogos; Ética na pesquisa e desenvolvimento de jogos em saúde; Jogos sérios sobre saúde ; Jogos de entretenimento e sua relação com a saúde; Jogos para promoção da saúde; Jogos como meio de comunicação em saúde; Jogos em práticas educativas em saúde; Jogos na educação de profissionais em saúde; Jogos e políticas de saúde; Métodos e técnicas para o desenvolvimento de jogos aplicados à saúde; Métodos e técnicas para a avaliação de jogos aplicados à saúde; Realidade aumentada e virtual aplicada em jogos em saúde; e Uso de jogos em terapias.
Os autores dos melhores artigos completos (Full Papers) serão chamados a enviar uma versão estendida dos trabalhos para uma chamada especial do Journal of Interactive Systems (JIS) que será publicada em 2023.
O SBGAMES conta ainda com as Trilhas de Artes & Design, Computação, Cultura, Educação e Indústria, e atividades como o Concurso de Teses e Dissertações, Festival de Jogos, Festival de Artes, Fórum de Ensino de Jogos Digiatis, Game Jams e Tutoriais.
O evento é promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Para saber mais e verificar as datas e formas de inscrição para as diversas atividades, acesse a página SBGAMES 2022.