Alunos do dAD são premiados em duas categorias no LadAwards 2022

Nessa edição do Latin American Design Awards foram premiados 7 projetos de alunos do dAD e um projeto de ex-aluno nas categorias Estudantes e Editorial/Fanzines e Photobooks. A premiação ocorreu no Museo de Arte de Lima (MALI) em Lima, Perú, no dia 11 de agosto.

A premiação, em sua 6ª edição, recebeu mais de 1.150 inscrições em 10 categorias, 41 jurados internacionais selecionaram 197 projetos vencedores entre Profissionais e Estudantes.

Estudantes

TRIUNFO
Aluna: Giovana Romano
Orientadores: Izabel Oliveira, Luiz Ludwig e Evelyn Grumach

Triunfo: Instituto de Design Brasileiro é um instituição-manifesto para o estudo da identidade brasileira no design. O projeto propõe a criação de uma instituição cultural para a preservação e divulgação do Design Brasileiro. A instituição existe em colaboração com outros museus, instituições e pessoas em um espaço digital e físico.

A expressão visual foi pensada para criar visibilidade e conexões entre esta instituição e a comunidade de design brasileira, essa conexão é criada principalmente através de um site-manifesto.

MOODS
Alunas: Raphaela Torres e Maria Fernanda Vidal
Orientadora: Claudia Kayat

Moods é um sistema de brinquedos sensoriais terapêuticos que ajuda crianças com Transtorno do Espectro Autista a compreender e reconhecer suas emoções e sentimentos por meio da experimentação com suas famílias.

Indicado para o público de 4 a 6 anos, o produto visa estimular o autoconhecimento e desencadear interações sociais mais compreensíveis entre pais e filhos em casa, no que diz respeito às sensações com objetos, ambientes e necessidades fisiológicas, além de auxiliar no desenvolvimento de empatia com os outros no espaço. O produto atua diretamente na ansiedade das crianças, atenuando sentimentos de desorganização causados ​​por mudanças imprevisíveis na rotina.

KHORA
Aluna: Gorette Tavares
Orientadora: Maria das Graças Chagas
Co-orientadora: Eliane Garcia Pereira

Khora tem como objetivo promover uma reflexão sobre as barreiras que as mulheres enfrentam ao ingressar em áreas de conhecimento ou campos de atuação vistos como predominantemente masculinas, como é o caso do mercado de jogos eletrônicos.

O projeto consiste em um jogo digital de plataforma com narrativa e desafios. O principal objetivo é a representação dos sentimentos dessas mulheres, trazendo, inclusive, aplicação desses sentimentos na mecânica do jogo. Khora é uma protagonista que favorece características ou aspectos do universo feminino, que muitas vezes são considerados sinônimos de “fraqueza”, além de representar os diferentes perfis encontrados dentre as jogadoras do Brasil.

O projeto contou também com a colaboração das alunas Bruna Tardioli (Arte) e Mariana Menezes (Animações do jogo).

LA INCLUSIÓN CULTURAL COMO FORMA DE EXPANDIR LA DIVERSIDAD EN EL DISEÑO GLOBAL
Aluna: Clara Candelot Mourão
Orientadores: Izabel Oliveira, Luiz Ludwig

O projeto é um manifesto gráfico, que se materializa em um acervo online, reunindo referências teóricas e visuais produzidas por culturas fora do eixo eurocêntrico, com o objetivo de facilitar a inclusão cultural nos conteúdos e conhecimentos que acessamos enquanto designers. Como comunicadores, precisamos pensar para além do visual e do criativo, e esse projeto é uma forma de reforçar a responsabilidade sociopolítica que essa profissão carrega, visto que não existe uma neutralidade universal no contexto do design. O propósito do projeto é evidenciar o eurocentrismo no design e a importância de se consumir conteúdos culturalmente diversos, para que se possa ter uma maior diversidade de perspectivas, histórias e culturas como um dos princípios centrais da Comunicação Visual.

ESTAÇÃO CORAL-SOL
Aluna: Monique Roque
Orientador: Augusto Seibel

Estação Coral-Sol é um flutuante a ser inserido em Ilha Grande (RJ) voltado à pesquisa e ao manejo do coral-sol e a educação ambiental in loco, potencializando a mitigação da poluição biológica e democratizando o conhecimento acerca da vida marinha a partir da ciência-cidadã; objetivando a manutenção da saúde do ambiente marinho adotado.

O coral-sol é um bioinvasor no Brasil e já ocupa mais de 3.000 km de costa. Logo, a Estação foi projetada, em colaboração com uma OSCIP, que já atua na capacitação da comunidade local para remoção e no fomento da economia local através do artesanato. Assim, a Estação torna-se base para implementação de um Negócio de Impacto Socioambiental e será construída a partir de materiais de baixo impacto ambiental e de 12.500 garrafas PET retiradas dos oceanos.

PIOU
Aluno: Gabryel Tarouquela
Orientadora: Claudia Bolshaw

Piou é um curta independente desenvolvido pelo artista 3D brasileiro Gabryel Tarouquela e conta a história de um menino que é surpreendido por um novo amigo que decide tornar sua atividade um grande obstáculo.

Profissionais – Editorial/Fanzines e Photobooks

QUADRINHOS MASCARADOS
Aluna: Mayara Lista
Orientador: Nilton Gamba Jr.

Interpretação das entrevistas da série Motirô através de uma história em quadrinhos em formato de folder. Baseado nos relatos de Marcelo Índio, Mestre Barbudo e Mestre Dodô de Acupe, o projeto almeja divulgar as entrevistas, e provocar interação do leitor com as narrativas e máscaras das histórias.

O trabalho foi desenvolvido na disciplina Cultura Popular e Cultura de Massa, ministrada pelos professores Carlos Eduardo Félix da Costa e Nilton G. Gamba Junior, e integrou a a DEXPO 2021/22.

I WILL NEVER CRUISE AGAIN
Carlos Bocai (ex-aluno)

Zine sobre a estética de Cruzeiros com imagens fotografadas por mim, misturadas com uma avaliação frustrada da internet e saudações otimistas. Esse projeto foi desenvolvido por convite da Adobe durante Adobe Live.