Professores do dAD contemplados em edital da FAPERJ

Os professores Carlo Franzato e Manuela Quaresma tiveram projetos aprovados no programa Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ, que visa estimular a realização de pesquisas audaciosas, inovadoras e originais em áreas temáticas de fronteira.

Gávea Lab – Diagnóstico centrado na experiência do cidadão para acelerar o empreendedorismo local com foco na transição para cidades mais inteligentes e sustentáveis: Implementação de programa piloto no bairro da Gávea

O projeto  tem como tema o design colaborativo para a cidade. Esta proposta é formulada a partir do problema real de articulação dos agentes públicos presentes em um mesmo local, a descontinuidade de programas públicos, a dificuldade de atrair a sociedade para discutir seus problemas e a dificuldade ou desinteresse em planejar, registrar e avaliar os programas públicos. O objetivo principal é aplicar e testar uma metodologia piloto de desenvolvimento de projeto colaborativo inovador para cidades inteligentes e sustentáveis, centrada no cidadão, apoiada pelo método do Design Thinking, fundamentada pela convergência entre stakeholders locais, e testada por um “Living Maker Space” na universidade. Esta proposta prevê: uma pesquisa de campo com duração de seis meses, incluindo pesquisa qualitativa com a população local, e dois fóruns de debate com stakeholders-chave, que deverá culminar em uma matriz de inovação para o bairro; workshops de ideação a partir da matriz de inovação, dentro e fora da universidade, sendo parte deles prevendo a participação dos alunos e parte, da comunidade local, onde serão selecionadas soluções com potencial de transformação do território, tendo em vista os fundamentos de cidades inteligentes e sustentáveis; e a implementação de um Living Lab para Cidades para criação e prototipação de soluções, e por fim experimentação e avaliação em locais reais para, se necessário, posterior apresentação à outros agentes como aceleradores, investidores e o próprio poder público envolvido. A metodologia testada deverá ser transformada em um guia para reaplicação e o laboratório mantido, replicado ou transformado com uma agenda contínua dentro da universidade em seu relacionamento com o seu entorno. O método, em outras palavras, pretende contribuir com o ecossistema de inovação e empreendedorismo local voltado para soluções para as cidades.
Coordenação: Prof. Carlo Franzato
Pesquisadores: Prof. Claudio Magalhães, Prof. Jorge Lopes, Prof. Joaquim Redig, Prof. João Victor Azevedo, Profa. Maria Fernanda Lemos e Fabienne Torres Schiavo (doutoranda do PPG Design).

Mobilidade como um serviço (MaaS) sustentável e centrado no cidadão

Cidades inteligentes são conceituadas, primariamente, como cidades apoiadas por tecnologias de informação e comunicação. Porém, são também consideradas como cidades sustentáveis, inclusivas e centradas nos seus cidadãos, cujo foco está no desenvolvimento de tecnologias e serviços inovadores que permitam o bem-estar e qualidade de vida para seus habitantes, em consonância com a preservação ambiental. Neste contexto, a mobilidade urbana inteligente é um dos setores mais promissores da cidade inteligente, pois, com auxílio de serviços como a Mobility as a Service (MaaS), a circulação dos cidadãos é facilitada e otimizada, podendo reduzir tempo de viagem e as emissões de gases emitidos pelos veículos movidos à combustão. A MaaS é uma plataforma que integra múltiplos modais e serviços de transporte público e privado no intuito de promover a melhor oferta de deslocamento porta-a-porta para o cidadão, combinando planejamento, reservas e pagamento de viagem. Entretanto, para que a MaaS funcione de forma fluída e com o alinhamento de todos os atores envolvidos, sejam eles públicos e privados, é preciso investigar todas as camadas desse sistema e o processo de adequação às diversas características da cidade onde a plataforma será implantada. Acredita-se que a melhor forma de investigar e projetar uma plataforma MaaS é por uma abordagem de design centrado no humano, utilizando-se técnicas de cocriação e coprodução com os múltiplos atores. Assim, considerando essa abordagem, este projeto propõe uma investigação exploratória e experimental do conceito de MaaS, no desenvolvimento de uma plataforma, do ponto de vista do cidadão, dos atores envolvidos nas cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e da sustentabilidade.
Coordenação: Profa. Manuela Quaresma
Pesquisadores: Prof.. Carlos Eduardo Felix da Costa (Cadu), Profa. Cláudia Mont’Alvão, Prof. João Bonelli.