Dia do Design Italiano celebrado na PUC-Rio com palestra e exposição
O Dia do Design Italiano no Mundo (Italian Design Day) será celebrado na PUC-Rio com um bate-papo, em inglês, com a especialista italiana de design Nina Bassoli no Hall do Departamento de Artes e Design, dia 9 de março, de 15h às 17h. Em seguida, às 18h, será inaugurada, no Solar Grandjean de Montigny, a exposição Triennale Milano. Uma história em cartazes. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 14 de maio e conta com a colaboração da Triennale Milano, sob curadoria do Diretor da instituição italiana, Marco Sammicheli.
Em sua sétima edição, o evento é realizado pelo Instituto Italiano de Cultura, em parceria com o Consulado da Itália, a Fundação Triennale di Milano, a PUC-Rio (Laboratório de Gestão em Design do dAD) e o Instituto Europeu de Design-IED.
O Dia do Design Italiano é uma iniciativa promovida pelo Ministério Italiano das Relações Exteriores através da rede diplomático-cultural no mundo inteiro.
Sobre a Triennale Milano
Entre as disciplinas nas quais a Itália e o Brasil mantiveram e mantêm um diálogo particularmente frutífero, se encontram, sem sombra de dúvida, a arquitetura, a arte e o design. A Triennale Milano, instituição italiana de excelência sempre incentivou o confronto dialético entre esses três campos, bem como estimulou suas relações mútuas com a indústria e a sociedade.
Desde a primeira edição em Monza, em 1923, foram realizadas, até 2022, cerca de 23 edições da Exposição Internacional, com a participação de 66 países dos cinco continentes. A exposição apresentada no Solar traça a trajetória das exposições internacionais através de obras icônicas da arte gráfica criadas para promover e divulgar o evento.
Segundo Livia Raponi, Diretora do IIC Rio, “a Triennale é um laboratório essencial de reflexão sobre a construção coletiva do presente e do futuro, sempre atento aos desafios do mundo contemporâneo como nos mostram os temas das edições mais recentes”.
A exposição conta com 80 cartazes – obras exemplares de arte gráfica – assinadas por grandes mestres do século XX italiano e por designers contemporâneos, expressam, tanto em suas constantes quanto em sua originalidade, um encontro sempre em movimento entre pensamento, conceitos éticos e estéticos, e práticas artísticas e produtivas. As peças provêm dos arquivos da Triennale e são assinadas por autores como Enrico Ciuti, Marco Del Corno, Eugenio Carmi, Roberto Sambonet, Giulio Confalonieri, Ettore Sottsass, Andrea Branzi, Italo Lupi, Bon Noorda e Studio Cerri Associati. Os pôsteres selecionados são exemplares muito valiosos tanto da história da Triennale quanto do desenvolvimento da gráfica italiana.
“Um cartaz é, antes de tudo, um suporte informativo, mas é também, e sobretudo, uma declaração pública que tem o escopo de atingir o maior número possível de pessoas e de comunicar no modo mais imediato possível temas e visões. Em vista do centenário da referida instituição, esta mostra pretende percorrer a história das Exposições Internacionais da Triennale através dos cartazes projetados para cada edição pelos maiores artistas gráficos italianos e internacionais”, afirma o curador, Marco Sammicheli.
Sobre Nina Bassoli
Arquiteta, pesquisadora e curadora, Nina Bassoli (1983) é responsável do projeto “Architettura, Rigenerazione urbana e Città” (Arquitetura, Regeneração urbana e Cidade) na Triennale Milano. Doutora pela Universidade IUAV de Veneza, formou-se no Politecnico de Milão, onde hoje dá aula de Projetação Arquitetônica. É redatora da revista “Lotus international” desde 2008, teve palestras e conferências em várias universidades e instituições internacionais. É curadora de numerosas publicações e exposições: entre elas “Arquitecture as Art” no Pirelli HangarBicocca e “City after the City. Street Art” no âmbito da XXI Exposição Internacional de Triennale Milano.