Curso: Colônia Juliano Moreira
O Departamento de Artes e Design convida para o curso gratuito Colônia Juliano Moreira, organizado pela DEXPO 2023/2024, com três aulas online (via Zoom):
Dia 27/06 – 100 anos da Colônia Juliano Moreira: Do hospício ao território de Memórias
Dia 04/07 – Bispo do Rosário, Eu vim: Aparição, Impregnação e Impacto
Dia 11/07 – Pode um museu ser um dispositivo de transformação social? Articulações entre arte, educação e saúde
Horário: 17h às 19h
Professores: Diana Kolker Carneiro da Cunha, João Henrique Queiroz e Raquel Fernandes
Link Zoom: https://puc-rio.zoom.us/j/96828901580?pwd=TGczL0ZDMTJrVlBZTGhMbkRGNXZudz09
Sobre os professores:
Diana Kolker Carneiro da Cunha (Rio de Janeiro, 1983) é educadora e curadora. Graduada em história, (PUCRS) mestra em estudos contemporâneos das artes (UFF) e especialista em pedagogia da arte (UFRGS), concebeu e coordenou ações educativas em diversas instituições culturais e museus. Desde 2017, coordena o projeto pedagógico do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, onde também integrou a curadoria de diversas exposições. Em 2022, foi co-curadora na exposição “Eu vim – Bispo do Rosário: Aparição, Impregnação e Impacto”, realizada pelo Itaú Cultural, e na exposição “Stella do Patrocínio: Me mostrar que não sou sozinha. Que tem outras iguais, semelhantes a mim e diferentes”, realizada no mBrac. Coordenou ainda o projeto Eu Vim Contar uma História, que ganhou destaque na Secretaria Municipal de Educação.
João Henrique Queiroz é formado em produção cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e em psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui mestrado e doutorado em psicologia social também pela UERJ, onde desenvolveu pesquisas sobre a história do tratamento psiquiátrico por meio do trabalho e das atividades artístico-expressivas na Colônia Juliano Moreira e sobre a criação do Museu Bispo do Rosário, enfatizando a contribuição deste espaço para os campos da arte e saúde mental. É um dos organizadores do livro “Imaginário em Exposição, Manicômios em Desconstrução” (Editora Mosaico, 2022). Atualmente é Coordenador de Projetos e Pesquisas do Museu Bispo do Rosário e professor da disciplina Arte e Saúde Mental do Programa de Residência Multiprofissional do CPRJ/UERJ.
Raquel Fernandes é diretora geral do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e cinema pela Universidade Estácio de Sá. Psiquiatra, com especialização em psicanálise pela Universidade Santa Ursula, MBA em gestão de museus pela Universidade Cândido Mendes. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense.