Professoras do dAD participam de evento em Portugal

A professora Vera Damazio foi uma das convidadas da mesa-redonda “Design, Tradição e Território” que ocorreu no dia 14 de julho, organizada pela Universidade de Aveiro, Portugal. A mesa-redonda contou também com a presença João Carlos Figueiredo, vereador da Câmara Municipal de Tondela, e Cláudia Albino e Francisco Providência, docentes e investigadores de Design da UA. O evento fez parte da UA.LABDESIGN, uma iniciativa da unidade de investigação ID+ e do DeCA, em parceria com as Aldeias do Xisto PROJECT@X –universidade nas aldeias. A inciativa reuniu a comunidade local, o poder público e professores e alunos de diversos programas de design de Portugal, com bastante repercussão na região.

Esta edição com o tema “Pela Alma do Linho”, em parceria com a associação AmaCastelões (formada por agricultoras e artesãs locais), consistiu em quatro oficinas. As oficinas fomentaram a investigação e as ideias de Design, individuais e coletivas, com diversas matérias, cruzando a tecelagem do linho artesanal com outros meios, técnicas ancestrais e contemporâneas.

A profa. Vera e a profa. Simone Formiga, do dAD, participaram da “Oficina do Linho” e o resultado desta experiência foi apresentado à comunidade numa sessão pública, no dia 23 de julho.