Água Camelo finalista no Prêmio Empreendedor Social 2023

A startup Água Camelo, criada pelo aluno do dAD Rodrigo Belli, é finalista no Prêmio Empreendedor Social 2023 realizado pela Folha de S.Paulo, em parceria com a Fundação Schwab, na categoria Inovação para o Século 21. Desde 2005, o Prêmio Empreendedor Social é o principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina.

Este ano, foram selecionados 9 finalistas em três categorias: Inovação para o Século 21, Inclusão Social e Produtiva e Soluções que Inspiram. São iniciativas que combatem os desafios históricos, como melhoria na qualidade do ensino público, acesso à água, geração de renda para grupos vulneráveis, déficit habitacional e inclusão de minorias.

No período de 18 de setembro a 22 de outubro de 2023, a votação popular pode ser feita aqui com todos os finalistas das três categorias do concurso concorrendo entre si.

Água Camelo leva água potável para comunidades na Amazônia, no semiárido e nas periferias por meio de kit com filtro portátil para uso familiar, solução simples e barata para evitar doenças de veiculação hídrica. A startup fornece um kit composto por uma mochila, um filtro de água portátil e um suporte de parede. O usuário tem uma forma propícia para transportar, armazenar e filtrar a água que irá consumir.

Rodrigo desenvolveu a mochila (Projeto Camelo) na disciplina DSG 1004 (2018.1), em parceria com os alunos Guilherme Nunes, João Rafael de Aquino, Luiza Furtado e Rafael Fiuza. O projeto foi orientado pelos professores Claudia Kayat e Celso Wilmer.