Projetos de alunos do dAD finalistas no BDA 2024
O 14ª BDA – Prêmio Brasileiro de Design comunicou os projetos selecionados para a shortlist da premiação que conta com 6 porjetos de alunos do Departamento de Artes e Design. Todos os projetos participam da votação popular disponível no site do prêmio até dia 20 de novembro.
Categoria Design de Impacto Social – Estudante
Troia – Laboratório de Criação
Autoria: Aron Moraes
Orientadoras: profa. Maria Júlia Nunes e profa. Roberta Portas
Troia é um laboratório de criação para jovens bolsistas e periféricos interessados na Economia Criativa e em qualificação para o mercado de trabalho. Oferece workshops teórico-práticos onde os participantes exploram referências do Design Contemporâneo e aprendem a usar softwares de edição, design, elaboração de briefing, redação criativa, entre outros. O laboratório foca em duas vertentes: trabalho coletivo, promovendo atividades dinâmicas e redes colaborativas; e autonomia, fornecendo ferramentas práticas e teóricas para o desenvolvimento independente de narrativas e identidades. O objetivo é capacitar tecnicamente os jovens, preparando-os para furar a bolha de acesso ao mercado de trabalho e também promover o desenvolvimento das suas próprias linguagens.
Voto popular – Categoria Design de Impacto Social
Categoria Design de Produto – Estudante
Ella
Autoria: Emanuelle Cordeiro
Orientadora: profa. Claudia Kayat
“Ella” é uma startup femtech que visa criar produtos para a saúde da mulher, com a experiência do paciente no centro de tudo. Após uma extensa pesquisa sobre a criação de exames preventivos, surgiu uma ânsia de mudar a forma como os produtos femininos são pensados, desenhados e usados pelas mulheres. Nossa missão é criar produtos e serviços que respeitem nossos corpos, nossa integridade, melhorem nossa qualidade de vida, saúde e experiência com produtos, com a ajuda da tecnologia e da inovação.
Treko – Suporte para brincadeira
Autoria: Beatriz Monken
Orientador: prof. Augusto Seibel
Treko é uma solução moderna que devolve à criança uma postura ativa no ato de brincar, coisa que vem-se perdendo com a crescente inclusão de tecnologia nos brinquedos do século XXI. Trata-se de um brinquedo-mobiliário que serve de suporte para a imaginação e criatividade da criança ao se transformar. A transformação se dá através da combinação das peças e posicionamento da estrutura, a fim de estimular a autonomia e o desenvolvimento infantil. Cada configuração de brincadeira proposta (assento, brinquedo de balanço, escalada e quadro), tem como objetivo suprir os interesses dos usuários à medida que crescem. Treko se propõe a transformar, através da simplicidade, a relação entre brinquedos e crianças, devolvendo a estas o controle da brincadeira.
Voto popular – Categoria Design de Produto
Categoria Design Editorial – Estudantes
Crônicas Oníricas dos Sonhos mais Curiosos e, talvez, de curadoria duvidosa.
Autoria: Paloma Mayo Câmara
Orientadora: profa. Evelyn Grumach, prof. Nilton Gamba Jr.
O projeto tem como ideal explorar e questionar o mundo onírico da mente humana através de uma publicação composta de sonhos curiosos, engraçados e estranhos. Propondo uma experiência visual acompanhada de uma narrativa imersiva com textos e composições baseados em relatos de sonhos reais. Impressa em risografia, inclui ilustrações de colagens baseadas no simbolismo onírico. As oito histórias foram selecionadas através de uma curadoria, para escolher as narrativas que se encaixam melhor na proposta do projeto. Seguida pela decupação de elementos como clima, ambiente e personagens. As imagens foram coletadas em feiras, antiquários e bancos de imagens públicos de museus e livrarias. Manipuladas digitalmente a fim de elaborar as composições dos contos oníricos.
Voto popular – Categoria Design Editorial
Categoria Design Futuro – Estudantes
Souls | Wetsuits biodegradáveis
Autoria: Beatriz Menezes Coelho Cintra
Orientador: prof. Augusto Seibel
SOLS propõe uma alternativa sustentável, biodegradável e localmente produzida para as roupas de surfe convencionais, que liberam microplásticos nos oceanos durante o uso. Utilizando uma poliamida biodegradável desenvolvida no Brasil banhada em látex natural extraído de modo sustentável pela comunidade amazônica Jamaraquá, SOLS reduz a liberação de microplásticos nos oceanos, garantindo a proteção térmica, impermeabilidade e flexibilidade necessárias para o surfe, sem a necessidade de neoprene em sua composição. SOLS é modular, com opção de jaqueta para águas mais frias e tem sistema de fecho por sobreposição da parte frontal e posterior da roupa, sem o uso de aviamentos como velcros e zíperes, reduzindo o uso de plástico virgem na produção e aumentando a abertura para facilitar o vestir.
TOUMAI – Pranchas de surf de micélio
Autoria: Bruno Lima Gonçalves
Orientador: prof. Augusto Seibel
O projeto TOUMAI surge com o intuito de conciliar a prática do surfe com o bem-estar do planeta, potencializando a conexão dos surfistas com a natureza através de uma alternativa mais sustentável às pranchas de surfe convencionalmente encontradas no mercado — produzidas de fibra de vidro, PU e resina poliéster ou EPS e resina epóxi. As pranchas TOUMAI têm como base o micélio, as “raízes” dos cogumelos, e são revestidas de fibras naturais resistentes como o linho e o cânhamo e resina epóxi de base biológica. TOUMAI surge não como uma alternativa perfeita e definitiva aos problemas da indústria do surfe, mas como uma necessidade de não conformidade, visando o utópico e trabalhando constantemente para alcançá-lo.
Voto popular – Categoria Design Futuro