Alunas do dAD premiadas no BDA 2024
As alunas Emanuelle Cordeiro, Beatriz Monken e Paloma Mayo Câmara foram premiadas com bronze no 14ª BDA – Prêmio Brasileiro de Design, a cerimônia ocorreu no dia 3 de dezembro, em São Paulo.
Ella
Autoria: Emanuelle Cordeiro
Orientadora: profa. Claudia Kayat
“Ella” é uma startup femtech que visa criar produtos para a saúde da mulher, com a experiência do paciente no centro de tudo. Após uma extensa pesquisa sobre a criação de exames preventivos, surgiu uma ânsia de mudar a forma como os produtos femininos são pensados, desenhados e usados pelas mulheres. Nossa missão é criar produtos e serviços que respeitem nossos corpos, nossa integridade, melhorem nossa qualidade de vida, saúde e experiência com produtos, com a ajuda da tecnologia e da inovação.
Treko – Suporte para brincadeira
Autoria: Beatriz Monken
Orientador: prof. Augusto Seibel
Treko é uma solução moderna que devolve à criança uma postura ativa no ato de brincar, coisa que vem-se perdendo com a crescente inclusão de tecnologia nos brinquedos do século XXI. Trata-se de um brinquedo-mobiliário que serve de suporte para a imaginação e criatividade da criança ao se transformar. A transformação se dá através da combinação das peças e posicionamento da estrutura, a fim de estimular a autonomia e o desenvolvimento infantil. Cada configuração de brincadeira proposta (assento, brinquedo de balanço, escalada e quadro), tem como objetivo suprir os interesses dos usuários à medida que crescem. Treko se propõe a transformar, através da simplicidade, a relação entre brinquedos e crianças, devolvendo a estas o controle da brincadeira.Crônicas
Oníricas dos Sonhos mais Curiosos e, talvez, de curadoria duvidosa.
Autoria: Paloma Mayo Câmara
Orientadora: profa. Evelyn Grumach, prof. Nilton Gamba Jr.
O projeto tem como ideal explorar e questionar o mundo onírico da mente humana através de uma publicação composta de sonhos curiosos, engraçados e estranhos. Propondo uma experiência visual acompanhada de uma narrativa imersiva com textos e composições baseados em relatos de sonhos reais. Impressa em risografia, inclui ilustrações de colagens baseadas no simbolismo onírico. As oito histórias foram selecionadas através de uma curadoria, para escolher as narrativas que se encaixam melhor na proposta do projeto. Seguida pela decupação de elementos como clima, ambiente e personagens. As imagens foram coletadas em feiras, antiquários e bancos de imagens públicos de museus e livrarias. Manipuladas digitalmente a fim de elaborar as composições dos contos oníricos.