Prof. Fabio Lopez na MADRID GRÁFICA ABIERTA
O professor Fabio Lopez teve seu cartaz selecionado para ser exposto nas ruas de Madrid entre os dias 30 de novembro a 18 de dezembro pela 7ª edição da MADRID GRÁFICA ABIERTA 24. A partir da chamada desta edição “Así Habla la Ciudad”, o concurso de cartazes é uma iniciativa organizada pela Associação Iberoamérica Diseña, a Prefeitura de Madrid e o Foro por Madrid, receberam um total de 473 trabalhos apresentados por designers de 47 nacionalidades.
Todos os cartazes foram expostos na Faculdade de Bellas Artes da Universidade Complutense de Madrid e os 100 melhores cartazes foram expostos nas ruas de Madrid, na Plaza Juan Goytisolo (defronte ao Museu Reina Sofia) e no Paseo de coches do Parque el Retiro em Madrid.
O objetivo dessa convocatória de cartazes é mostrar o valor do projeto gráfico para a comunicação visual, a cultura e a economia da nossa sociedade. Uma linguagem essencial para expressar a realidade, bem como servir de exemplo da função do Design como atividade comprometida com o entorno.
Sobre o cartaz:
Se o caos é uma ordem por decifrar, as cidades são esfinges famintas, barulhentas e desordenadas, sedentas por viajantes, imigrantes, habitantes, concreto, metal e energia. O cartaz apresenta uma interpretação brutalista-tipográfica do tema da mostra, criada a partir de fragmentos de sinais gráficos utilizados em sinalização urbana e cartografia. Uma escrita caótica elementar, impossível e familiar, estranha e curiosamente acessível após certo tempo de observação – exatamente como os grandes centros urbanos. Expulsa o olhar, acolhe a leitura, direciona a mensagem, confunde o significado: assim falam as cidades, gráficas, codificadas e ruidosas.
Acesse o site para ver todos os cartazes.