Projeto Rocinha+Sustentável premiado pelo Ministério das Cidades
O projeto Rocinha+Sustentável, coordenado pelo professor Davion Coutinho e desenvolvido pelo TMJ Rocinha, em parceria com a PUC-Rio, o Departamento de Artes & Design, o Departamento de Engenharia Química e de Materiais e o NEAM, foi premiado na 2a edição do Prêmio Periferia Viva 2024, iniciativa do Ministério das Cidades, no dia 28 de novembro, em Brasília.
O projeto promove inovação tecnológica, social e sustentável na Rocinha, com foco na geração de renda, auto sustentabilidade e qualidade de vida. Suas ações incluem o beneficiamento de resíduos urbanos para criação de produtos de design, e campanhas educativas com oficinas ambientais nas escolas públicas da Rocinha. Essas iniciativas fortalecem a inclusão social e econômica dos moradores e catadores locais.
O Prêmio Periferia Viva é uma iniciativa do Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias, e tem como objetivo reconhecer, valorizar, potencializar e premiar iniciativas populares, de assessorias técnicas e de entes públicos governamentais que estejam em andamento, e que promovem enfrentamento da desigualdade socioespacial e a potencialização e transformação dos territórios periféricos.