Projetos de alunos do dAD finalistas no BDA 2025
Nesta edição do Prêmio Brasileiro de Design, 6 projetos de alunos do dAD selecionados na shortlist. Os projetos também concorrem no Voto Popular que está disponível até dia 24 de novembro no site da premiação.
Craft for Design – Estudante
Invisível
Aluno: Artur Cardozo de Sant’Ana
Professores orientadores: Izabel Oliveira, Luiz Ludwig e Julieta Sobral
Descrição:
Invisível é um curta-metragem (2min) animado em 2D, que conta a história de uma jovem trans chamada Joana, acompanhando suas dificuldades em ter sua identidade reconhecida em seu dia a dia e como isso impacta a sua personalidade, uma vez que a protagonista reflete suas aflições no mundo da pixação, buscando se sentir vista.
Voto popular para o projeto Invisível.
Design de Impacto Social – Estudante
Deriva: regenerando ecossistemas
Aluno: Daniel Furtado
Professores orientadores: Felipe Rangel e Carlo Franzato
Descrição:
O Deriva é um negócio de impacto baseado em um sistema regenerativo que transforma redes de pesca pós-consumo e resíduos têxteis pré-consumo em Derivative, uma nova forma de matéria-prima para marcas que buscam criar soluções de produto com coerência, narrativa e impacto. Atuamos em colaboração com comunidades pesqueiras através do incentivo financeiro ao descarte correto, interceptando redes antes que se tornem poluição marinha. O negócio se estrutura em modelos de colaboração, desde a cadeia de fornecimento até projetos de co-criação com marcas.
Voto popular para o projeto Deriva.
Sanitário Itinga
Aluno: Pedro Quagliani Andrade Silva
Professores orientadores: Claudia Kayat, Augusto Seibel, Gabriella Vaccari e Felipe Rangel
Descrição:
Um projeto brasileiro de um sistema de saneamento composto por um vaso sanitário, um sistema de coleta centros de compostagem. O sanitário permite um acesso à um vaso sanitário elegante de baixo custo a pessoas que muitas vezes não podem ter um sanitário convencional. Por ter sua construção em plástico e ser menor que outros vasos, ele proporciona um valor mais acessível e promove uma postura mais ergonômica no ato de defecar.
Voto popular para o projeto Sanitário Itinga.
Design de Produto – Estudante
Balancê – Suporte de Caminhada
Aluna: Bruna Wolter
Professores orientadores: Augusto Seibel, Cláudia Kayat e Gabriella Vaccari
Descrição:
O projeto aborda a necessidade de ampliar as opções de dispositivos de auxílio à locomoção para idosos, visando não apenas a funcionalidade, mas também a estética e a expressão da identidade individual. Reconhecendo que o mercado atual oferece poucas alternativas atraentes, o projeto destaca como a relutância dos idosos em usar bengalas — muitas vezes vistas como símbolos de decadência devido ao preconceito e estigma social — aumenta o risco de quedas e consequências graves. Portanto, o projeto é uma alternativa que
celebra a idade avançada com dignidade, reduzindo o risco de acidentes e promovendo o bem-estar.
Voto popular para o projeto Balancê.
FaciLimpe
Aluna: Ana Carolina Ramos Rosa
Professores orientadores: Claudia Kayat, Gabriella Vaccari e Augusto Seibel
Descrição:
O FaciLimpe é um sistema de higiene corporal para auxiliar no banho de pessoas com limitações nos membros superiores, comuns em casos de idade avançada, cirurgias, fraturas ou doenças. O produto devolve a independência durante o banho, facilitando a limpeza de áreas difíceis sem exigir esforço físico ou ajuda de terceiros. Promove maior segurança com a barra de apoio, um alcance completo do corpo ao rotacionar e prender a estrutura como quiser, praticidade de ter o sabão diretamente na textura ao apertar o pump e uma escova comprida para higiene mais completa das pernas e pés. O sistema tem componentes separados, encaixados e substituíveis, a barra é de aço inoxidável, a chapa flexível é de polipropileno e a textura, recipiente de sabão, pinos e escova são em TPE. Ao fim da vida útil de um dos materiais, basta troca-lo, sem descartar o produto inteiro e facilitando sua reciclagem.
Voto popular para o projeto FaciLimpe.
Design de Serviço – Estudante
BORADesign
Aluno: Gabriel Lacerda
Professores orientadores: Felipe Rangel e Carlo Franzato
Descrição:
BORADesign é um ecossistema digital integrado que prepara estudantes e designers iniciantes para o mercado profissional. Reúne quatro pilares: AI Brief Case (cliente simulado por IA que gera briefs reais para prática), Help De$ign (chat que calcula orçamentos e gera planilhas financeiras em minutos), Marketplace de Freelas curado para iniciantes e uma comunidade ativa (feedback, workshops e mentorias). A solução transforma insegurança e ausência de portfólio em experiência prática, precificação profissional e acesso a vagas alinhadas ao nível do usuário.
Voto popular para o projeto BORADesign.
