Desfile da GRES União Parque Curicica sobre Arlindo Oliveira

Em uma parceria da PUC-Rio com o Ateliê Gaia e o Museu Bispo Bispo do Rosário da Colônia Juliano Moreira, o DHIS – Laboratório de Design de Histórias propôs para o desfile de 2026 da GRES União Parque Curicica o enredo sobre Arlindo Oliveira.

A parceria sobre saúde mental começa com a segunda edição de DEXPO (Design Extensão e Política) em 2023 e permitiu o contato com o artista Arlindo Oliveira. Entre várias atividades, em 2024, o Corredor Cultural da PUC-Rio realizou a última exposição de Arlindo antes de sua morte – que acontece uma semana depois do evento. Em 2025, o professor Nilton Gamba Junior propõe o enredo para a agremiação e acolhe com entusiasmo a possibilidade de representar o bairro de Curicica a partir de sua relevância na luta antimanicomial e na vida e obra de Arlindo. Além de pesquisador e enredista, o professor coordenou uma oficina de pesquisa de prototipagem para algumas fantasias e carros alegóricos que teve como objetivo refletir sobre o enredo na perspectiva de sua concretude plástica do desenvolvimento da narrativa.

Esta oficina se configura um projeto de pesquisa que integra vários laboratórios de ensino no Departamento de Artes e Design através do NÓS (Núcleo Operativo de Serviços).  A oficina contou com uma lista extensa de alunos de graduação e pós-graduação, técnicos de ensino e professores. Os protótipos foram apresentados no desfile da Semana de Design dentro do Corredor Cultural, mas todo o material será divulgado depois do carnaval por conta do sigilo quanto ao desfile – nesta ocasião, a ficha técnica completa será apresentada.