VI Oficina de Carnaval
O DHIS – Laboratório de Design de Histórias do Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio traz as oficinas de Carnaval desenvolvidas com os Carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad para alunos, técnicos e professores da PUC-Rio em uma parceria com a EBA-UFRJ e o ITF Campus Belford Roxo.
As oficinas de carnaval acontecem desde 2019, primeiramente com a GRES Acadêmicos da Grande Rio e, neste ano, pela primeira vez, com a GRES Unidos de Vila Isabel. O enredo deste ano é “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África” uma linda homenagem ao multiartista Heitor dos Prazeres.
Na oficina deste ano, a produção se concentrou nos elementos da última alegoria do desfile e trará supresa de pesquisas tanto na técnica como no resultado estético e simbólico. Ainda em sigilo, os resultados não podem ser mostrados, mas logo depois do desfile divulgaremos o processo fabril nas oficinas e o resultado final na avenida. A oficina hoje é tema de teses de doutorado, dissertações de mestrado e PIBICs do DHIS como a Vicente Barros, Nara Morais, Ana Sales; Lilly Viana, Aline Sousa e de Kallie Dias (que coordenou as oficinas junto com os professores). Além dos membros do DHIS, vários alunos das três instituições integraram a oficina coordenada Por Desirée Bastos, André Wonder, Flávio Sabrá e Gamba Junior.
O desfile da GRES Unidos de Vila Isabel ocorre dia 17 de fevereiro no Sambódromo.
