Alunos e professora do DAD participam da exposição do Prêmio Design MCB

O 32º Prêmio Design MCB selecionou 6 trabalhos escritos realizados por alunos e professores do DAD para exposição no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Os projetos escolhidos foram:

A tese de doutorado “Tramas de Afeto e Saudade – em busca de uma biografia dos objetos e práticas vitorianos no Brasil oitocentista”, escrita pela professora Irina Aragão dos Santos, que retrata como e por que cabelos foram usados para produzir peças e adornos particulares da cultura do século XIX.

“Design Participativo e Inovação Social – a influência dos fatores contextuais”, tese de doutorado de Chiara Del Gaudio, traz abordagens inovadoras e consistentes sobre o design participativo, além de revisar o que já foi desenvolvido sobre esse assunto, usando como pesquisa de campo a favela da Maré. A tese foi orientada pelo professor Dr. Alfredo Jefferson de Oliveira e co-orientada pelo Dr. Carlo Franzato.

A tese de doutorado “Crítica da experiência como mercadoria no Campo do Design”, de Fabiana Oliveira Heinrich, e orientado pelo professor Alberto Cipiniuk, sugere a revisão do termo design da/para experiência a partir da investigação da questão pelo viés da crítica social.

Redigida por Maíra Gonçalves Lacerda e orientada pela professora Jackeline Lima Farbiarz, a tese de doutorado: “A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens”. O texto traz contribuições para o design gráfico, utilizando de livros ilustrados selecionados pelo PNBE para falar sobre a formação visual do leitor infantojuvenil.

“Design & Envelhecimento: técnicas de identificação de demandas dos maiores de 60 anos”, da aluna Marília Ceccon Salarini, foi orientada pela professora Vera Maria Marsicano Damazio. A dissertação de mestrado trata do envelhecer, do ponto de vista do design, e gera propostas em produtos e serviços visando a qualidade de vida dos idosos.

A dissertação de mestrado de Sérgio Sydsilowsky: “Entre a Razão e o Senso Comum: uma análise morfológica do espaço da arquitetura moderna, através do discurso de quem habita”. O trabalho foi orientado pelo professor Gustavo Amarante Bomfim – PhD e fala do modernismo brasileiro, usando parte da produção do arquiteto Affonso Eduardo Reidy como modelo.

O livro “Por que Design é linguagem?”, feito pela professora do DAD Vera Lúcia Nojima e por Frederico Braida, apresentado em formato gráfico acadêmico, no qual os autores demonstram e argumentam por que design é linguagem.