Exposição Os sentidos da forma – o design como ato poético

A exposição Os sentidos da forma – o design como ato poético está até do dia 13 de dezembro na Grande Galeria Centro Cultural Light com trabalhos produzidos em colaboração entre os laboratórios LAPID (Laboratório de Processamento de Imagem) da UFRJ, do professor Sergio Alex Kugland de Azevedo, NEXT (Núcleo de Experimentação Tridimensional) dos professores Jorge Lopes e Claudio Magalhães e o LINDA (Laboratório Interdisciplinar em Natureza Design e Arte) do professor Carlos Eduardo Felix da Costa, ambos do DAD PUC-Rio.

Fragmentos e arquivos digitalizados de peças que se perderam durante o incêndio do Museu Nacional em 2 de setembro de 2018, ressurgem em suas fantasmagorias sob a forma de objetos que congregam Arte, Design e Ciência. Desaparecimentos são reinvocados, presentificando vazios irrecuperáveis.

São formas frágeis, de difícil manutenção, que já nascem ruínas. O luto é um meio construtivo de encarar a perda. Após o luto os mortos podem descansar e espaço para o novo aporta. Mesmo que o novo seja a diversidade de como lidar com a preservação da memória através dos meios virtuais e a responsabilidade e questões éticas da manipulação destes modelos ou dados, que confundem o novo e o antigo, a tecnologia e a tradição, o sagrado e o profano. A fração do crânio de uma múmia egípcia impressa em três dimensões infiltrada com as cinzas do local, em que seu original residia, e a madeira do próprio museu gravada com a inscrição latina quanto a impermanência, são tentativas desta aproximação.

Centro Cultural Light 
Av. Marechal Floriano, 168 – Centro – Rio de Janeiro