Profa. Luciana Barbosa participa de live da Escola de Teatro Martins Penna

A professora Luciana Barbosa apresentará a segunda parte da Live Corpos Negros: dimensão histórica, genocídio e representações na cultura no Instagram da Escola de Teatro Martins Penna, dia 23 de junho,às 19h30, com os convidados: Tatiana Tibúrcio, Tatiana Henrique e Orlando Caldeira. A live também será transmitida pelo Facebook da Escola.

Tatiana Tibúrcio é atriz, diretora, coreógrafa e produtora de elenco. Foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz /2015, pela Cia Amok Teatro, e vencedora do prêmio Questão de Crítica 2016, na categoria direção de movimento/coreografia pelo espetáculo Salina – A Última Vértebra. Também foi idealizadora do projeto artístico “Negro Olhar – Ciclo de Leituras Dramatizadas com Autores e Artistas Negros”, pelo qual ganhou o Prêmio Movimentos Criativos Itaú Cultural em 2014. Participou da Cia dos comuns dirigida por Hilton Cobra, atuando em espetáculos como Roda do Mundo e Candaces sob a direção de Márcio Meirelles. .

Tatiana Henrique é atriz e diretora. Doutoranda em Artes pela UERJ. Mestre em Memória Social pela UNIRIO. É professora do curso de Teatro da Faculdade Cesgranrio (RJ). Atua como contadora de histórias há 20 anos. Desenha e performa experimentações cênicas rituais pretodiaspóricas, como “Vera Crucis”, “Sobre todos os dias” e “A cura ou Améfrica”. Investiga dramaturgia narrativa para performance e teatro, a partir de memórias sensoriais e fragmentais, aplicada em seu trabalho como orientadora corporal e diretora. Atualmente integra o elenco do espetáculo virtual “12 pessoas com raiva” com direção de Juracy de Oliveira.

Orlando Caldeira é ator, diretor, produtor, diretor de movimento e circense. Formado pela Escola Técnica de Teatro Martins Pena e pela Escola Nacional de Circo. Graduando no curso de Artes Dramáticas na UNIRIO. CEO do Coletivo Preto e do Galo solto saias masculinas. Integra a Cia Troupp Pas D’argent na qual é ator e figurinista. Assinou o figurino e trabalhou na pesquisa corporal dos espetáculos “Holoclownsto” e “Cidade das Donzelas” pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell 2008 pela Pesquisa de Movimento. Em festivais de teatro pelo Brasil ganhou cinco prêmios de melhor ator e duas indicações, seis Prêmios de Melhor figurino. Na Europa ganhou Prêmio COMPASSO DI LATTA ITALIANO, pelo espetáculo “Cidade Das Donzelas”, dado pela associação italiana de arquitetura (Itália – Milão e Nápoles). Na Televisão fez participação no seriado “Malhação” da Rede Globo.