Lançamento “O que é animação negra?”

A série de entrevistas “O que é animação negra?” apresenta a prática social do cinema de animação brasileiro do ponto de vista das produtoras negras e produtores negros, será lançada no canal Cultne, no YouTube, a partir de 17 de agosto. As entrevistas são fruto da pesquisa de doutorado que Sandro Lopes desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio, orientado pela professora Vera Lúcia Nojima. Denominada “Design Afirmativo em contextos afrodiaspóricos na animação seriada brasileira”, a investigação tem como foco a representação étnico-racial das narrativas e personagens através de um design inclusivo. 

O intuito é lançar luz sobre essas produções e entender a produção de sentido existente em uma animação negra no contexto atual. Para Lopes, a importância da iniciativa é lançar luz sobre essas produções e entender a produção de sentido existente em uma animação negra no contexto atual. “Nestas obras existe uma busca para um parâmetro próprio, essas construções questionam o referencial universal das produções hegemônicas ao demonstrar outras possibilidades, que de forma crítica, apresentam outras realidades. Reconhece que o conhecimento e a produção dessas minorias políticas têm experiências importantes que devem ser consideradas, passando a ocupar espaços e produzindo seus próprios discursos. Através do empoderamento estético, afronta os padrões embranquecidos da cinematográfica brasileira”, explica.

A série está dividida em 4 episódios de 11 minutos. Os entrevistados são Kalor Pacheco, roteirista pernambucana e idealizadora da série “Bia Desenha”; Jamile Coelho, diretora baiana do curta “Òrun Àiyé”; Jefferson Batista, diretor pernambucano do curta “Quando a chuva vem?”; e Valu Vasconcelos, diretor carioca da série “Jarau”.

O projeto foi realizado com recursos do Programa Cultura Presente nas Redes, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Assista aqui o Teaser do projeto.