Prof. Fabio Lopez desenvolve sistema de pictogramas para rede Hortifruti
O professor Fabio Lopez criou o novo sistema de pictogramas de serviço para projetos de sinalização e comunicação da rede Hortifruti e Natural da Terra que será utilizado em impressos, nos espaços físicos e em plataformas digitais. De acordo com Fabio, o projeto foi pautado por eficiência e clareza de comunicação, mas sem abrir mão de se afirmar como ferramenta de posicionamento das marcas.
O professor explicou como foi o processo de criar esse sistema de pictogramas:
“O projeto geralmente começa com uma listagem de assuntos e temas a serem representados no sistema. Esse conteúdo tende a ser ajustado ao longo do processo, mas é importante ter uma boa ideia do escopo nesse começo, tanto para precificar o trabalho como para definir estratégias de criação. Depois disso a gente passa um tempo organizando e estudando esse conteúdo, tentando antecipar alguns desafios e dificuldades que possam influenciar na solução visual pretendida. Estudar as características das marcas principais e de outros elementos da identidade visual também é importante, sobretudo o tipo de apoio que vai operar junto com os pictogramas. Depois disso tudo, ou junto a esse processo, a gente inicia um período de experimentação gráfica, também chamado de definição de linguagem, a ser aprovado com os clientes antes de começarmos efetivamente a produzir os pictogramas. Aí sim, com essa gramática visual definida e aprovada é que podemos mergulhar na longa tarefa de atacar item por item, revisando e ajustando escolhas já feitas. Após inúmeras rodadas de testes, envolvendo impressão, reduções e acertos quase invisíveis, fechamos tudo em um arquivo mapa com todo o conjunto, e produzimos um rápido manual de apresentação e uso pra equipe de designers responsáveis por usar o projeto não cometer pequenos erros.”
Além de tentar manter o bom humor e a descontração típica das marcas, um dos diferenciais do projeto foi ter trazido a figura feminina como personagem principal do sistema. Segundo Fabio, essa foi uma forma de rediscutir padrões normativos em um projeto de comunicação visual, alinhando essa decisão com o público frequentador das marcas. O projeto será implementado nos próximos meses.
Mais detalhes sobre o projeto disponíveis aqui.