Exposição: Os Espontâneos dos Perfumistas
A exposição Os Espontâneos dos Perfumistas do professor Carlos Eduardo Felix da Costa (Cadu) com Adriano Motta, Maneno Llinkarimachiq e Virgilio Bahde será inaugurada no dia 28 de junho, de 19h às 22h, na Silvia Cintra Galeria de Arte.
A mostra exibirá 17 trabalhos inéditos do artista e professor – divididos em seis séries – que contemplam a sua mais recente produção artística
A “Linguagem dos Pássaros” de Farid ud-Din Attar, poema sufi do séc. XII, narra a jornada de um bando ao centro da China em busca de uma pluma esplêndida, que se desprendeu de Simorg, o Rei, ao percorrer a região. Os seres alados representam o devoto dedicado a alcançar estados angélicos. A jornada é rito de passagem e prova de dignidade.
O texto islâmico inspira uma fábula íntima criada pelo artista, sobre a relação de um ornitólogo com três perfumistas. A primeira personagem retratará as paisagens visitadas pelas aves sagradas, dando origem a série de pinturas da exposição. Já os segundos, nascem da tradução literal do nome do autor árabe, que guiados pelo absurdismo magnético dos aromas, criam. O termo inspira também o título da mostra.
Uma das características da produção de Cadu é a diluição de autoria e a variedade de linguagens exploradas, através de parcerias com colegas ou materiais. Temos aqui, alguns exemplos dessas amalgamas, comentando tempo, esoterismo, natureza e ciência.
Silvia Cintra Galeria de Arte – Rua das Acácias 104, Gávea.