O curso
O currículo de graduação em Design 2021 está baseado em ênfases e prioriza uma ampla formação geral, científica e humanista, permitindo que, ao longo do curso, o aluno tenha condições de fazer escolhas a partir do oferecimento de uma gama de disciplinas que possibilitem seu acesso a diversas subáreas de conhecimento do Design, contribuindo para elevar sua empregabilidade.
A proposta pedagógica inova tanto em seus aspectos de conteúdo quanto estruturais. Tendo em vista a adoção de um novo conceito de estrutura curricular e de novos paradigmas para construção de conhecimento por parte do aluno, é composta por seis ênfases:
O mundo enfrenta desafios que precisam de soluções responsáveis e inovadoras. A ênfase “Design: Sustentabilidade ambiental, social e humana” está em sintonia com esse momento.
Uma formação voltada a antecipar e desenhar um futuro regenerativo sustentável, em escala local e global.
Esta ênfase combina ações em processos, metodologias, interações, materiais, produtos, tecnologias, sistemas e serviços.
Você aprenderá a projetar estratégias inovadoras e responsáveis, levando em conta a sustentabilidade. Desenvolverá habilidades de design sistêmico para interagir com os vários segmentos da sociedade. Poderá atuar em projetos nas seguintes áreas:
- Políticas públicas para a sustentabilidade
- Educação para a sustentabilidade
- Design para a construção de sentidos sociais
- Economia circular
- Inovação social
- Tecnologias sociais
- Eco-design, biomimética, biônica, bioconstruções, permacultura
- Gestão e planejamento coorporativo sustentável
- Design inclusivo e Design universal
- Revisão de processos e sistemas que entendem o humano e a natureza como indissociáveis, considerando as relações do humano consigo mesmo, com outros humanos e com o ambiente
Existe uma alta demanda por designers capazes de agregar valor a organizações e usuários. A ênfase “Design: Estratégia e Gestão” procura atender a essa demanda de mercado. O objetivo é formar designers que implementarão mudanças, criarão novos mercados e formularão melhores perspectivas para o futuro.
A formação é dinâmica. Baseia-se em design sistêmico e conhecimentos multidisciplinares. Conecta a criatividade, as necessidades humanas e a tecnologia ao contexto dos projetos.
Forma designers capazes de atuar em processos criativos colaborativos, gerir recursos (humanos, materiais e imateriais) e atuar com responsabilidade socioeconômica e ambiental.
Você desenvolverá habilidades para conceber soluções criativas e inovadoras no campo da gestão e da estratégia. Aprenderá como atender às necessidades de todos os participantes dos sistemas que projetar. Poderá trabalhar em diversos campos, tais como:
- Design estratégico
- Branding
- Empreendedorismo
- Inovação social e tecnológica
- Modelagem de negócios
- Experiência do usuário/cliente
- Design de serviço
A tecnologia digital está por toda parte. É mediadora da maioria das nossas relações e representa um campo de trabalho em crescimento. A ênfase “Design: Interação e Experiência digital” aprofunda as conexões entre design, tecnologia, experiência humana e sociedade.
A formação é centrada em processos, metodologias e sistemas de vanguarda. Você receberá capacitação para desenvolver projetos de Design com dois focos.
Foco na interação das pessoas com a tecnologia digital e também foco na interação entre as pessoas por meio da tecnologia.
Essa ênfase contribui para a construção de uma sociedade mais justa, com maior qualidade de vida, produtividade, ludicidade e entretenimento.
Entre os campos em que você poderá atuar, destacam-se:
- Design de Interação
- Design de Interfaces
- Usabilidade e Experiência do Usuário (UX Design)
- Design de Objetos Inteligentes
- Inteligência das Coisas
- Design e/para Inteligência Artificial
- Realidade Virtual
- Metaversos (tecnologia que integra os mundos real e virtual)
- Realidade Aumentada
- Instalações Interativas
- Design de Jogos
Cada vez mais os projetos de comunicação e expressão requisitam todos os nossos sentidos. A ênfase “Design: Comunicação multissensorial e Artes” prepara profissionais para essas diferentes demandas sociais. Forma designers sensíveis às características sinestésicas (cruzamento de sensações) e multimodais (múltiplos modos) da criação expressiva e de suas resultantes.
O uso das linguagens, suas especificidades e seus hibridismos são o foco da ênfase. Parte de uma perspectiva interdisciplinar e multimídia para tratar de: emissão, distribuição e recepção; a informação e o conhecimento; o local e o global; o sensível e o cognitivo; o discurso e a narrativa ou a experiência e a sua representação. Considera as dimensões éticas e estéticas da produção de sentido, dialogando com práticas culturais contemporâneas. Estimula a reflexão sobre os materiais, as técnicas e os processos produtivos em relação ao humano.
A formação baseia-se em metodologias que entendem a cultura como um espaço de novas tecnologias de produção e veiculação. Prepara designers que irão produzir e veicular artefatos analógicos e digitais, assim como projetar sistemas e serviços para a interação humana.
Essa ênfase comporta múltiplos suportes. Entre os suportes, destacam-se: mídia social, ilustração, animação, fotografia, vídeo, exposição, performance, conteúdo editorial, objeto lúdico, infografia, visualização de dados, arte sequencial e ambiente virtual.
Você poderá atuar criando e gerindo conteúdo multissensorial nas seguintes áreas:
- Comunicação Visual
- Artes
- Serviços
- Mídias
- Produção Cultural
Um contexto social de acelerada mudança requer designers com criatividade para reagir aos desafios contemporâneos. Profissionais capazes de propor soluções inovadoras que atendam às necessidades e às expectativas das pessoas.
A ênfase “Design: Produto e Inovação” oferece um rico ambiente de aprendizado. Forma designers que pesquisam, analisam, conceituam e projetam a partir de situações reais e cenários investigativos. Estimula o pensamento crítico e estratégico, com articulação interdisciplinar. Essa formação desenvolve as habilidades necessárias para criar produtos que incluam experiência, estratégia, serviço e interação.
A ênfase engloba suportes como fabricação digital, escaneamento 3D, modelagem virtual, computação gráfica, cultura maker, ergonomia, novas tecnologias, design de embalagem, materiais e processos.
Você aprenderá a harmonizar fatores sociais, ambientais, éticos, tecnológicos, ergonômicos, estéticos e simbólicos, visando o bem-estar e um futuro melhor.
Desenvolverá habilidades para criar soluções originais em campos como:
- Saúde
- Educação
- Mobilidade Urbana
- Distribuição de alimentos
- Acessibilidade
- Moradia e mobiliário
- Comunicação e lazer
Responsabilidade e consciência são valores fundamentais ao lidar com o corpo e o vestuário. A ênfase “Design: Corpo e Moda” qualifica profissionais que buscam a construção de uma sociedade equitativa e plural.
A formação é baseada em princípios de responsabilidade socioambiental. Estimula a reflexão e a ação de acordo com as práticas éticas e sustentáveis da Moda e do Design. Considera o corpo como campo de subjetivação e materialização de processos individuais e coletivos.
A formação oferece pesquisa e análise de contextos contemporâneos, além de prospectar cenários futuros. Proporciona ações centradas em narrativas, processos, metodologias, interações, materiais, fabricações, produtos, tecnologias, sistemas e serviços do design têxtil e de moda.
Você desenvolverá habilidades para atuar em variados segmentos de vestuário e estilo, incluindo:
- Moda inclusiva
- Figurino
- Tecnologia e beneficiamento têxtil
- Design de superfícies
- Design de adornos e acessórios
- Imagem e comunicação de moda, com atenção para a
- Inovação em modelos de negócios
- Práticas de design regenerativo, economia circular e comércio justo
O(A) aluno(a) vivencia, ao longo de sua formação, a experimentação e a criação de métodos empáticos e colaborativos que promovam a interação e a participação das pessoas envolvidas nos processos de design. Para tanto, suas ações pessoais e profissionais serão marcadas pelo domínio de processos, meios, técnicas e materiais para a criação, o desenvolvimento e a produção de soluções projetuais originais e eficientes nos âmbitos da gestão, do planejamento, do desenvolvimento, da produção, da distribuição e do descarte.
Grupos de disciplinas
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O Profissional
O curso visa a formação de um profissional de Design apto a lidar com os novos desafios e as complexas demandas da sociedade do século XXI, em compasso com as rápidas transformações do mercado de trabalho e com as condições de exercício profissional, sem perder de vista os ideais humanistas da PUC-Rio que têm norteado o DAD, desde a sua criação.
Optando pela formação em Design, o(a) aluno(a) desenvolve uma consciência crítica e um compromisso social, de forma a perceber e interferir, com responsabilidade, nas diferentes realidades culturais, socioeconômicas e ambientais que deverá encontrar ao longo de sua trajetória profissional. A sensibilidade às necessidades, as demandas e aos anseios do outro e do bem comum, é o objetivo fundamental da formação em design, voltada para a extensão de direitos, oportunidades e melhoria da qualidade de vida para todos.
Oportunidades
Especialmente, na relação com o mercado de trabalho, essa proposta pedagógica entende que o profissional de Design estará apto a desenvolver estratégias e soluções de projetos adequados a múltiplos sistemas, com o pensamento sistêmico e a visão holística de modo a entender as interações e relações do humano com as diversas interfaces e comunidades.
As competências cognitivas (conhecimento de teorias e conceitos), funcionais (práticas do Design), sociais (capacidade de experimentar e moldar relacionamentos) e metacompetências (capacidade de aprender a aprender) são extremamente requisitadas na atualidade do campo do Design e estão em foco nesta proposta pedagógica.
Pela amplitude das disciplinas de fundamentação da área, em conjunto com as especificidades de cada uma das ênfases oferecidas pelo curso, no perfil profissional dos egressos formados na PUC-Rio, tem destaque a aptidão para trabalharem em múltiplos contextos. Dentre eles, existem aqueles que compreendem desde empresas de diversos setores de projeto, startups, estúdios e escritórios de design, consultorias, terceiro setor, setor público, mercado cultural e das artes até a possibilidade do egresso empreender em seu próprio negócio.