As disciplinas optativas pertencem a grupos específicos. Uma optativa de um grupo específico não será aproveitada para outro grupo. Observe no FALTA CURSAR o código do Grupo e a quantidade de créditos a serem cursados.
Currículo 2007
Para alunos do Currículo 2021
As disciplinas Optativas do Currículo 2007 podem ser aproveitadas como Eletivas.
ART 0100 – Optativas de Desenho
1º Semestre
1AA – Segunda, 15-17h
Profa. Luciana Grether
Modelo vivo. Observação e interpretação da figura humana no seu todo e em particular. Relações entre a figura e o espaço.
1AB – Segunda, 11-13h
Profa. Luciana Grether
Modelo vivo. Observação e interpretação da figura humana no seu todo e em particular. Relações entre a figura e o espaço.
1AA – Quinta, 9-11h
Horista a contratar
Técnicas e possibilidades de representação no campo da moda. Comunicação do projeto elaborado para produção e para os clientes finais.
1AA – Sexta, 11-13h
Prof. Eduardo Rocha
Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.
2º Semestre
1AA – Segunda, 11-13h
Profa. Luciana Grether
Modelo vivo. Observação e interpretação da figura humana no seu todo e em particular. Relações entre a figura e o espaço.
1AA – Quinta, 7-9h
Profa. Maria Eloisa
Técnicas e possibilidades de representação no campo da moda. Comunicação do projeto elaborado para produção e para os clientes finais.
1AA – Sexta, 11-13h
Prof. Dedé Rocha
Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.
DSG 0131 – Optativas de Representação em Comunicação Visual
1º Semestre
1AA – Sexta, 11-15h
Prof. Mateu Velasco
Pesquisa da Ilustração como técnica e conceito, em apoio às disciplinas relacionadas aos projetos de Desenho Industrial.
1AA – Sexta, 7-10h
Profa. Nathalia Cavalvante
Estudo da ilustração como área abrangente de produção e reprodução de imagens.
1AA – Terça, 10-13h
Prof. Romulo Matteoni
Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.
1AB – Quarta, 11-14h
Profa. Fabiana Prado
Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.
2º Semestre
1AA – Sexta, 11-15h
Prof. Mateu Velasco
Pesquisa da Ilustração como técnica e conceito, em apoio às disciplinas relacionadas aos projetos de Desenho Industrial.
1AA – Sexta, 7-10h
Profa. Nathalia Cavalcante
Estudo da ilustração como área abrangente de produção e reprodução de imagens.
1AA – Terça 10-13h
Prof. Lula Rocha
Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas, capacitar os alunos para a utilização de ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.
DSG 0300 – Optativas de Comunicação Visual
1º Semestre
1AA – Terça e Quinta, 13-15h
Prof. Miguel Carvalho
Tema: design de histórias. Teoria e técnica narrativa. Elementos da narrativa no campo do design. Um método com referenciais multidisciplinares (psicologia, linguística, literatura e estudos culturais) para a compreensão da experiência narrativa adequada as questões levantadas pela ação projetual do design. Noções de matriz temporal, superestrutura, argumento, sinopse, roteiro, síntese, redundância, roteiro, ritmo, desenvolvimento, clímax e desfecho tanto como elementos da experiência narrativa como do método projetual. Partindo da definição de “experiência” encontrada na obra de benjamin, o método abrange não só o estudo da narrativa no âmbito de linguagens híbridas (texto e imagem) como também comporta a multiplicidade de suportes (aspecto multimídia da ação do designer contemporâneo) e a dimensão sequencial e multissensorial dos veículos audiovisuais (conteúdo abordado em diversas disciplinas elencadas no currículo).
1AA – Segunda e Quarta, 11-13h
Profa. Vera Nojima
Informação, linguagem e recepção. As teorias da comunicação: principais autores e conceitos. Semiótica: teoria e aplicação.
1AA – Terça e Quinta, 13-15h
Profa. Simone Formiga
Estudos avançados em linguagem visual. Análises críticas. A expressividade na comunicação visual e sinestésica. A construção do discurso visual: imagem e narrativa. Relação espaço bidimensional e espaço tridimensional. Desenvolvimento do vocabulário e do raciocínio visual.
1AA – Segunda, 11-13h
Profa. Cristina Viana
A encadernação como meio de preservação , de expressão artística e como design singular. Métodos e técnicas.
1AB – Segunda, 13-15h
Profa. Cristina Viana
A encadernação como meio de preservação , de expressão artística e como design singular. Métodos e técnicas.
1AA – Quarta e Sexta, 7-9h
Prof. Guto Lins
Desenvolvimento e gerenciamento de programas de identidade de marcas que envolvem ações interdisciplinares; o papel do designer no gerenciamento estratégico de marcas.
2º Semestre
1AA – Terça e Quinta, 13-15h
Prof. Miguel Carvalho
Tema: design de histórias. Teoria e técnica narrativa. Elementos da narrativa no campo do design. Um método com referenciais multidisciplinares (psicologia, linguística, literatura e estudos culturais) para a compreensão da experiência narrativa adequada as questões levantadas pela ação projetual do design. Noções de matriz temporal, superestrutura, argumento, sinopse, roteiro, síntese, redundância, roteiro, ritmo, desenvolvimento, clímax e desfecho tanto como elementos da experiência narrativa como do método projetual. Partindo da definição de “experiência” encontrada na obra de benjamin, o método abrange não só o estudo da narrativa no âmbito de linguagens híbridas (texto e imagem) como também comporta a multiplicidade de suportes (aspecto multimídia da ação do designer contemporâneo) e a dimensão sequencial e multissensorial dos veículos audiovisuais (conteúdo abordado em diversas disciplinas elencadas no currículo).
1AA – Terça e Quinta, 13-15h
Profa. Simone Formiga
Estudos avançados em linguagem visual. Análises críticas. A expressividade na comunicação visual e sinestésica. A construção do discurso visual: imagem e narrativa. Relação espaço bidimensional e espaço tridimensional. Desenvolvimento do vocabulário e do raciocínio visual.
1AA – Segunda, 11-13h
Profa. Cristina Viana
A encadernação como meio de preservação , de expressão artística e como design singula. Métodos e técnicas.
1AA – Quarta e Sexta, 11-13h
Prof. Guto Lins
Desenvolvimento e gerenciamento de programas de identidade de marcas que envolvem ações interdisciplinares; o papel do designer no gerenciamento estratégico de marcas.
DSG 0400 – Optativas de Design de Mídia Digital
1º Semestre
1AA – Terça e Quinta, 13-15h
Prof. Miguel Carvalho
Tema: design de histórias. Teoria e técnica narrativa. Elementos da narrativa no campo do design. Um método com referenciais multidisciplinares (psicologia, linguística, literatura e estudos culturais) para a compreensão da experiência narrativa adequada as questões levantadas pela ação projetual do design. Noções de matriz temporal, superestrutura, argumento, sinopse, roteiro, síntese, redundância, roteiro, ritmo, desenvolvimento, clímax e desfecho tanto como elementos da experiência narrativa como do método projetual. Partindo da definição de “experiência” encontrada na obra de benjamin, o método abrange não só o estudo da narrativa no âmbito de linguagens híbridas (texto e imagem) como também comporta a multiplicidade de suportes (aspecto multimídia da ação do designer contemporâneo) e a dimensão sequencial e multissensorial dos veículos audiovisuais (conteúdo abordado em diversas disciplinas elencadas no currículo).
1AA – Quarta, 7-10h
Prof. Werther Azevedo
Produção de áudio digital, sonorização, tecnologias digitais para áudio.
1AA – Sexta, 13-16h
Profa. Claudia Bolshaw
https://www.youtube.com/shorts/YE09rbMlACk
Técnicas, tecnologias e equipamentos.
1AB – Quarta, 13-16h
Profa. Claudia Bolshaw
https://www.youtube.com/shorts/YE09rbMlACk
Técnicas, tecnologias e equipamentos.
DSG 1433 – 1AA – Terça, 13-16h
Prof. Guilherme Xavier
Projeto e desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, com atividade laboratorial. Conhecimentos técnicos e metodológicos para o desenvolvimento e implementação de jogos eletrônicos.
DSG 1442 – 1AA – Segunda, 11-14h
Prof. Rian Rezende
A dimensão narrativa da imagem produzida pelos meios dinâmicos, óticos e eletrônicos; modelos de análise da imagem narrativa.
2º Semestre
1AA – Terça e Quinta, 13-15h
Prof. Miguel Carvalho
Tema: design de histórias. Teoria e técnica narrativa. Elementos da narrativa no campo do design. Um método com referenciais multidisciplinares (psicologia, linguística, literatura e estudos culturais) para a compreensão da experiência narrativa adequada as questões levantadas pela ação projetual do design. Noções de matriz temporal, superestrutura, argumento, sinopse, roteiro, síntese, redundância, roteiro, ritmo, desenvolvimento, clímax e desfecho tanto como elementos da experiência narrativa como do método projetual. Partindo da definição de “experiência” encontrada na obra de benjamin, o método abrange não só o estudo da narrativa no âmbito de linguagens híbridas (texto e imagem) como também comporta a multiplicidade de suportes (aspecto multimídia da ação do designer contemporâneo) e a dimensão sequencial e multissensorial dos veículos audiovisuais (conteúdo abordado em diversas disciplinas elencadas no currículo).
1AA – Quarta, 7-10h
Prof. Werther Azevedo
Produção de áudio digital, sonorização, tecnologias digitais para áudio.
1AA – Sexta, 13-16h
Profa. Claudia Bolshaw
https://www.youtube.com/shorts/YE09rbMlACk
Técnicas, tecnologias e equipamentos.
1AB – Quarta, 13-16h
Profa. Claudia Bolshaw
https://www.youtube.com/shorts/YE09rbMlACk
Técnicas, tecnologias e equipamentos.
1AA – Terça, 13-16h
Prof. Guilherme Xavier
Projeto e desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, com atividade laboratorial. Conhecimentos técnicos e metodológicos para o desenvolvimento e implementação de jogos eletrônicos.
1AA – Segunda, 11-14h
Prof. Rian Rezende
A dimensão narrativa da imagem produzida pelos meios dinâmicos, óticos e eletrônicos; modelos de análise da imagem narrativa.
DSG 0151 – Optativas de Representação em Design de Moda
1º Semestre
1AA – Sexta, 7-10h
Profa. Nathalia Cavalvante
Estudo da ilustração como área abrangente de produção e reprodução de imagens.
DSG 1145 – 1AA – Segunda, 7-10h
Prof. Ricardo Fontes
Desenvolvimento de conceitos do uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D, atividade em laboratório.
1AA – Terça, 16-19h
Profa. Simone Formiga
A linguagem no universo do design. Código e mensagem não-verbais. A função sígnica da comunicação visual. Denotação e conotação. Anatomia das mensagens visuais. A natureza polissensorial e sinestésica dos signos visuais. Leitura dos aspectos formais, funcionais e expressivos das mensagens visuais.
1AA – Quinta, 9-11h
Horista a contratar
Técnicas e possibilidades de representação no campo da moda. Comunicação do projeto elaborado para produção e para os clientes finais.
1AA – Sexta, 11-13h
Prof. Eduardo Rocha
Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.
2º Semestre
1AA – Sexta, 7-10h
Profa. Nathalia Cavalcante
Estudo da ilustração como área abrangente de produção e reprodução de imagens.
1AA – Segunda, 7-10h
Prof. Ricardo Fontes
Desenvolvimento de conceitos do uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D, atividade em laboratório.
1AA – Quinta, 7-9h
Profa. Maria Eloisa
Técnicas e possibilidades de representação no campo da moda. Comunicação do projeto elaborado para produção e para os clientes finais.
1AA – Sexta, 11-13h
Prof. Dedé Rocha
Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.
DSG 0501 – Optativas de Design de Moda
1º Semestre
1AA – Sexta, 15-17h
Prof. Walvyker Souza
Modelagem e montagem de peças de alfaiataria. Conhecimento de técnicas de alfaiataria à mão e à máquina.
1AA – Quarta, 11-13h
Profa. Silvia Helena
Moda na sociedade contemporânea. A moda como sistema cultural. As questões de identidade associadas a moda. Aspectos antropológicos da moda.
1AA – Sexta, 11-13h
Profa. Silvia Helena
O figurino e o contexto espacial e temporal. O figurino e o partido cênico. Estudo das cores, materiais e luz. Aspectos práticos e visuais . Concepção e projeto de figurino.
2º Semestre
1AA – Sexta, 13-15h
Prof. Walvyker Souza
Modelagem e montagem de peças de alfaiataria. Conhecimento de técnicas de alfaiataria à mão e à máquina.
1AA – Sexta, 11-13h
Profa. Silvia Helena
O figurino e o contexto espacial e temporal. O figurino e o partido cênico. Estudo das cores, materiais e luz. Aspectos práticos e visuais . Concepção e projeto de figurino.
DSG 0161 – Optativas de Representação em Design de Produto
1º Semestre
1AA – Sexta, 11-13h
Prof. Eduardo Rocha
Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.
1AA – Terça, 8-11h
Profa. Gabriella Vaccari
Pesquisa e representação da forma em diferentes modalidades. Experimentação de materiais e suas possibilidades de expressão plástica. Representação tridimensional na escala da mão humana. Atividades de laboratório.
1AA – Terça, 10-13h
Prof. Romulo Matteoni
Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.
1AB – Quarta, 11-14h
Profa. Fabiana Prado
Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.
2º Semestre
1AA – Sexta, 11-13h
Prof. Dedé Rocha
Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.
1AA – Terça, 8-11h
Profa. Gabriella Vaccari
Pesquisa e representação da forma em diferentes modalidades. Experimentação de materiais e suas possibilidades de expressão plástica. Representação tridimensional na escala da mão humana. Atividades de laboratório.
1AA – Terça, 10-13h
Prof. Romulo Matteoni
Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.
DSG 0600 – Optativas de Design de Produto
1º Semestre
1AA – Segunda, 7-10h
Prof. Ricardo Fontes
Desenvolvimento de conceitos do uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D, atividade em laboratório.
1AA – Terça e Quinta, 11-13h
Profa. Irina Aragão
Iniciação no desenvolvimento de projeto de jóias.
2º Semestre
1AA – Segunda, 7-10h
Prof. Ricardo Fontes
Desenvolvimento de conceitos do uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D, atividade em laboratório.
1AA – Terça e Quinta, 11-13h
Profa. Irina Aragão
Iniciação no desenvolvimento de projeto de jóias.
DSG 0100 – Optativas de História da Arte e do Design
1º Semestre
1AA – Quarta, 13-15h
Prof. Jorge Langone
A arte e o contexto histórico nos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as correntes artísticas do século XIX. A Arte e o Poder. As vanguardas do século XX.
1AB – Quinta, 7-9h
Profa. Luiza Interlenghi
A arte e o contexto histórico nos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as correntes artísticas do século XIX. A Arte e o Poder. As vanguardas do século XX.
1AA – Segunda e Quarta, 9-11h
Profa. Barbara Necyk
As revoluções artístico-culturas no século XX: as experiências inovadoras no domínio da arte e da cultura.
1AB – Segunda e Quarta, 13-15h
Prof. Jorge Langone
As revoluções artístico-culturas no século XX: as experiências inovadoras no domínio da arte e da cultura.
1AA – Terça, 11-13h
Prof. Joaquim Redig
As principais Escolas e influências do Design. Historia do Design no Brasil e no mundo. História das mídias digitais e interativas.
1AA – Quinta, 13-15h
Profa. Silvia Helena
Os movimentos artísticos e estilos. A influência dos estilos na moda. A moda como parte do sistema cultural.
1AA – Quinta, 15-17h
Prof. Leonardo Cardarelli
História das mídias digitais. Conceitos de interface, integração, colaboração, interatividade, hipermídia, imersão, narratividade, realidade virtual.
1AA – Quarta, 17-19h
Prof. Marcos Amarante
Origens. O fenômeno da persistência da imagem na retina. Panorama das manifestações desde as pinturas rupestres de Altamira aos dias de hoje. Técnicas, tecnologias e equipamentos. A animação no Brasil.
1AB – Quarta, 13-15h
Prof. Marcos Amarante
Origens. O fenômeno da persistência da imagem na retina. Panorama das manifestações desde as pinturas rupestres de Altamira aos dias de hoje. Técnicas, tecnologias e equipamentos. A animação no Brasil.
1AA – Terça, 9-11h
Profa. Silvia Helena
História do mundo ocidental através das formas vestimentares e da moda. Contextualização das diversas culturas. Análise das influências políticas, religiosas, artísticas, econômicas. Tradições.
1AA – Quinta, 7-9h
Profa. Daniela Oliveira
Moda e Imagem. Moda e Arte. Moda e Marketing. A Moda como elemento vital na criação de um sistema cultural. O Styling na construção das imagens de moda. O vestuário como elemento da comunicação não verbal. O corpo e o seu contexto socio-cultural. A moda e a sua gramática.
1AA – Sexta, 9-11h
Profa. Silvia Helena
A moda como linguagem, identidade. Panorama do setor de moda no Brasil. As transformações tecnológicas e o impacto na produção. Demandas regionais, nacionais e internacionais.
1AA – Quarta, 11-13h
Profa. Irina Aragão
Iniciação ao estudo do adorno pessoal em diferentes contextos históricos e culturais. Principais estilos de arte em que o adorno pessoal se destacou e mais se desenvolveu.
2º Semestre
1AA – Segunda, 15-17h
Prof. Jorge Langone
A arte e o contexto histórico nos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as correntes artísticas do século XIX. A Arte e o Poder. As vanguardas do século XX.
1AB – Quinta, 7-9h
Profa. Luiza Interlenghi
A arte e o contexto histórico nos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as correntes artísticas do século XIX. A Arte e o Poder. As vanguardas do século XX.
1AA – Segunda e Quarta, 9-11h
Profa. Daniela Oliveira
As revoluções artístico-culturas no século XX: as experiências inovadoras no domínio da arte e da cultura.
1AB – Segunda e Quarta, 13-15h
Prof. Jorge Langone
As revoluções artístico-culturas no século XX: as experiências inovadoras no domínio da arte e da cultura.
1AA – Terça, 11-13h
Prof. Joaquim Redig
As principais Escolas e influências do Design. Historia do Design no Brasil e no mundo. História das mídias digitais e interativas.
1AA – Quinta, 13-15h
Profa. Silvia Helena
Os movimentos artísticos e estilos. A influência dos estilos na moda. A moda como parte do sistema cultural.
1AA – Quinta, 15-17h
Prof. Leonardo Cardarelli
História das mídias digitais. Conceitos de interface, integração, colaboração, interatividade, hipermídia, imersão, narratividade, realidade virtual.
1AA – Quarta, 17-19h
Prof. Marcos Amarante
Origens. O fenômeno da persistência da imagem na retina. Panorama das manifestações desde as pinturas rupestres de Altamira aos dias de hoje. Técnicas, tecnologias e equipamentos. A animação no Brasil.
1AB – Quarta, 13-15h
Prof. Marcos Amarante
Origens. O fenômeno da persistência da imagem na retina. Panorama das manifestações desde as pinturas rupestres de Altamira aos dias de hoje. Técnicas, tecnologias e equipamentos. A animação no Brasil.
1AA – Quinta, 7-9h
Profa. Daniela Oliveira
Moda e Imagem. Moda e Arte. Moda e Marketing. A Moda como elemento vital na criação de um sistema cultural. O Styling na construção das imagens de moda. O vestuário como elemento da comunicação não verbal. O corpo e o seu contexto socio-cultural. A moda e a sua gramática.
1AA – Sexta, 9-11h
Profa. Silvia Helena
A moda como linguagem, identidade. Panorama do setor de moda no Brasil. As transformações tecno-lógicas e o impacto na produção. Demandas regionais, nacionais e internacionais.
1AA – Quarta, 11-13h
Profa. Irina Aragão
Estudo do adorno pessoal como produto histórico.