Optativas 2023

As disciplinas optativas pertencem a grupos específicos. Uma optativa de um grupo específico não será aproveitada para outro grupo. Observe no FALTA CURSAR o código do Grupo e a quantidade de créditos a serem cursados.

Currículo 2007

Para alunos do Currículo 2021

As disciplinas Optativas do Currículo 2007 podem ser aproveitadas como Eletivas.

ART 0100 – Optativas de Desenho

1º Semestre

1AA – Segunda, 15-17h

Profa. Luciana Grether

Modelo vivo. Observação e interpretação da figura humana no seu todo e em particular. Relações entre a figura e o espaço.

1AB – Segunda, 11-13h

Profa. Luciana Grether

Modelo vivo. Observação e interpretação da figura humana no seu todo e em particular. Relações entre a figura e o espaço.

1AA – Quinta, 9-11h

Horista a contratar

Técnicas e possibilidades de representação no campo da moda. Comunicação do projeto elaborado para produção e para os clientes finais.

1AA – Sexta, 11-13h

Prof. Eduardo Rocha

Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.

2º Semestre

1AA – Segunda, 11-13h

Profa. Luciana Grether

Modelo vivo. Observação e interpretação da figura humana no seu todo e em particular. Relações entre a figura e o espaço.

1AA – Quinta, 7-9h

Profa. Maria Eloisa

Técnicas e possibilidades de representação no campo da moda. Comunicação do projeto elaborado para produção e para os clientes finais.

1AA – Sexta, 11-13h

Prof. Dedé Rocha

Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.

DSG 0131 – Optativas de Representação em Comunicação Visual

1º Semestre

1AA – Sexta, 11-15h

Prof. Mateu Velasco

Pesquisa da Ilustração como técnica e conceito, em apoio às disciplinas relacionadas aos projetos de Desenho Industrial.

1AA – Sexta, 7-10h

Profa. Nathalia Cavalvante

Estudo da ilustração como área abrangente de produção e reprodução de imagens.

1AA – Terça, 10-13h

Prof. Romulo Matteoni

Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.

1AB – Quarta, 11-14h

Profa. Fabiana Prado

Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.

2º Semestre

1AA – Sexta, 11-15h

Prof. Mateu Velasco

Pesquisa da Ilustração como técnica e conceito, em apoio às disciplinas relacionadas aos projetos de Desenho Industrial.

1AA – Sexta, 7-10h

Profa. Nathalia Cavalcante

Estudo da ilustração como área abrangente de produção e reprodução de imagens.

1AA – Terça 10-13h

Prof. Lula Rocha

Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas, capacitar os alunos para a utilização de ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.

DSG 0300 – Optativas de Comunicação Visual

1º Semestre

1AA – Terça e Quinta, 13-15h

Prof. Miguel Carvalho

Tema: design de histórias. Teoria e técnica narrativa. Elementos da narrativa no campo do design. Um método com referenciais multidisciplinares (psicologia, linguística, literatura e estudos culturais) para a compreensão da experiência narrativa adequada as questões levantadas pela ação projetual do design. Noções de matriz temporal, superestrutura, argumento, sinopse, roteiro, síntese, redundância, roteiro, ritmo, desenvolvimento, clímax e desfecho tanto como elementos da experiência narrativa como do método projetual. Partindo da definição de “experiência” encontrada na obra de benjamin, o método abrange não só o estudo da narrativa no âmbito de linguagens híbridas (texto e imagem) como também comporta a multiplicidade de suportes (aspecto multimídia da ação do designer contemporâneo) e a dimensão sequencial e multissensorial dos veículos audiovisuais (conteúdo abordado em diversas disciplinas elencadas no currículo).

1AA – Segunda e Quarta, 11-13h

Profa. Vera Nojima

Informação, linguagem e recepção. As teorias da comunicação: principais autores e conceitos. Semiótica: teoria e aplicação.

1AA – Terça e Quinta, 13-15h

Profa. Simone Formiga

Estudos avançados em linguagem visual. Análises críticas. A expressividade na comunicação visual e sinestésica. A construção do discurso visual: imagem e narrativa. Relação espaço bidimensional e espaço tridimensional. Desenvolvimento do vocabulário e do raciocínio visual.

1AA – Segunda, 11-13h

Profa. Cristina Viana

A encadernação como meio de preservação , de expressão artística e como design singular. Métodos e técnicas.

1AB – Segunda, 13-15h

Profa. Cristina Viana

A encadernação como meio de preservação , de expressão artística e como design singular. Métodos e técnicas.

1AA – Quarta e Sexta, 7-9h

Prof. Guto Lins

Desenvolvimento e gerenciamento de programas de identidade de marcas que envolvem ações interdisciplinares; o papel do designer no gerenciamento estratégico de marcas.

2º Semestre

1AA – Terça e Quinta, 13-15h

Prof. Miguel Carvalho

Tema: design de histórias. Teoria e técnica narrativa. Elementos da narrativa no campo do design. Um método com referenciais multidisciplinares (psicologia, linguística, literatura e estudos culturais) para a compreensão da experiência narrativa adequada as questões levantadas pela ação projetual do design. Noções de matriz temporal, superestrutura, argumento, sinopse, roteiro, síntese, redundância, roteiro, ritmo, desenvolvimento, clímax e desfecho tanto como elementos da experiência narrativa como do método projetual. Partindo da definição de “experiência” encontrada na obra de benjamin, o método abrange não só o estudo da narrativa no âmbito de linguagens híbridas (texto e imagem) como também comporta a multiplicidade de suportes (aspecto multimídia da ação do designer contemporâneo) e a dimensão sequencial e multissensorial dos veículos audiovisuais (conteúdo abordado em diversas disciplinas elencadas no currículo).

1AA – Terça e Quinta, 13-15h

Profa. Simone Formiga

Estudos avançados em linguagem visual. Análises críticas. A expressividade na comunicação visual e sinestésica. A construção do discurso visual: imagem e narrativa. Relação espaço bidimensional e espaço tridimensional. Desenvolvimento do vocabulário e do raciocínio visual.

1AA – Segunda, 11-13h

Profa. Cristina Viana

A encadernação como meio de preservação , de expressão artística e como design singula. Métodos e técnicas.

1AA – Quarta e Sexta, 11-13h

Prof. Guto Lins

Desenvolvimento e gerenciamento de programas de identidade de marcas que envolvem ações interdisciplinares; o papel do designer no gerenciamento estratégico de marcas.

DSG 0400 – Optativas de Design de Mídia Digital

1º Semestre

1AA – Terça e Quinta, 13-15h

Prof. Miguel Carvalho

Tema: design de histórias. Teoria e técnica narrativa. Elementos da narrativa no campo do design. Um método com referenciais multidisciplinares (psicologia, linguística, literatura e estudos culturais) para a compreensão da experiência narrativa adequada as questões levantadas pela ação projetual do design. Noções de matriz temporal, superestrutura, argumento, sinopse, roteiro, síntese, redundância, roteiro, ritmo, desenvolvimento, clímax e desfecho tanto como elementos da experiência narrativa como do método projetual. Partindo da definição de “experiência” encontrada na obra de benjamin, o método abrange não só o estudo da narrativa no âmbito de linguagens híbridas (texto e imagem) como também comporta a multiplicidade de suportes (aspecto multimídia da ação do designer contemporâneo) e a dimensão sequencial e multissensorial dos veículos audiovisuais (conteúdo abordado em diversas disciplinas elencadas no currículo).

1AA – Quarta, 7-10h

Prof. Werther Azevedo

Produção de áudio digital, sonorização, tecnologias digitais para áudio.

1AA – Sexta, 13-16h

Profa. Claudia Bolshaw

https://www.youtube.com/shorts/YE09rbMlACk

Técnicas, tecnologias e equipamentos.

1AB – Quarta, 13-16h

Profa. Claudia Bolshaw

https://www.youtube.com/shorts/YE09rbMlACk

Técnicas, tecnologias e equipamentos.

DSG 1433 – 1AA – Terça, 13-16h

Prof. Guilherme Xavier

Projeto e desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, com atividade laboratorial. Conhecimentos técnicos e metodológicos para o desenvolvimento e implementação de jogos eletrônicos.

DSG 1442 – 1AA – Segunda, 11-14h

Prof. Rian Rezende

A dimensão narrativa da imagem produzida pelos meios dinâmicos, óticos e eletrônicos; modelos de análise da imagem narrativa.

2º Semestre

1AA – Terça e Quinta, 13-15h

Prof. Miguel Carvalho

Tema: design de histórias. Teoria e técnica narrativa. Elementos da narrativa no campo do design. Um método com referenciais multidisciplinares (psicologia, linguística, literatura e estudos culturais) para a compreensão da experiência narrativa adequada as questões levantadas pela ação projetual do design. Noções de matriz temporal, superestrutura, argumento, sinopse, roteiro, síntese, redundância, roteiro, ritmo, desenvolvimento, clímax e desfecho tanto como elementos da experiência narrativa como do método projetual. Partindo da definição de “experiência” encontrada na obra de benjamin, o método abrange não só o estudo da narrativa no âmbito de linguagens híbridas (texto e imagem) como também comporta a multiplicidade de suportes (aspecto multimídia da ação do designer contemporâneo) e a dimensão sequencial e multissensorial dos veículos audiovisuais (conteúdo abordado em diversas disciplinas elencadas no currículo).

1AA – Quarta, 7-10h

Prof. Werther Azevedo

Produção de áudio digital, sonorização, tecnologias digitais para áudio.

1AA – Sexta, 13-16h

Profa. Claudia Bolshaw

https://www.youtube.com/shorts/YE09rbMlACk

Técnicas, tecnologias e equipamentos.

1AB – Quarta, 13-16h

Profa. Claudia Bolshaw

https://www.youtube.com/shorts/YE09rbMlACk

Técnicas, tecnologias e equipamentos.

1AA – Terça, 13-16h

Prof. Guilherme Xavier

Projeto e desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, com atividade laboratorial. Conhecimentos técnicos e metodológicos para o desenvolvimento e implementação de jogos eletrônicos.

1AA – Segunda, 11-14h

Prof. Rian Rezende

A dimensão narrativa da imagem produzida pelos meios dinâmicos, óticos e eletrônicos; modelos de análise da imagem narrativa.

DSG 0151 – Optativas de Representação em Design de Moda

1º Semestre

1AA – Sexta, 7-10h

Profa. Nathalia Cavalvante

Estudo da ilustração como área abrangente de produção e reprodução de imagens.

DSG 1145 – 1AA – Segunda, 7-10h

Prof.  Ricardo Fontes

Desenvolvimento de conceitos do uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D, atividade em laboratório.

1AA – Terça, 16-19h

Profa. Simone Formiga

A linguagem no universo do design. Código e mensagem não-verbais. A função sígnica da comunicação visual. Denotação e conotação. Anatomia das mensagens visuais. A natureza polissensorial e sinestésica dos signos visuais. Leitura dos aspectos formais, funcionais e expressivos das mensagens visuais.

1AA – Quinta, 9-11h

Horista a contratar

Técnicas e possibilidades de representação no campo da moda. Comunicação do projeto elaborado para produção e para os clientes finais.

1AA – Sexta, 11-13h

Prof. Eduardo Rocha

Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.

2º Semestre

1AA – Sexta, 7-10h

Profa. Nathalia Cavalcante

Estudo da ilustração como área abrangente de produção e reprodução de imagens.

1AA – Segunda, 7-10h

Prof. Ricardo Fontes

Desenvolvimento de conceitos do uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D, atividade em laboratório.

1AA – Quinta, 7-9h

Profa. Maria Eloisa

Técnicas e possibilidades de representação no campo da moda. Comunicação do projeto elaborado para produção e para os clientes finais.

1AA – Sexta, 11-13h

Prof. Dedé Rocha

Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.

DSG 0501 – Optativas de Design de Moda

1º Semestre

1AA – Sexta, 15-17h

Prof. Walvyker Souza

Modelagem e montagem de peças de alfaiataria. Conhecimento de técnicas de alfaiataria à mão e à máquina.

1AA – Quarta, 11-13h

Profa. Silvia Helena

Moda na sociedade contemporânea. A moda como sistema cultural. As questões de identidade associadas a moda. Aspectos antropológicos da moda.

1AA – Sexta, 11-13h

Profa. Silvia Helena

O figurino e o contexto espacial e temporal. O figurino e o partido cênico. Estudo das cores, materiais e luz. Aspectos práticos e visuais . Concepção e projeto de figurino.

2º Semestre

1AA – Sexta, 13-15h

Prof. Walvyker Souza

Modelagem e montagem de peças de alfaiataria. Conhecimento de técnicas de alfaiataria à mão e à máquina.

1AA – Sexta, 11-13h

Profa. Silvia Helena

O figurino e o contexto espacial e temporal. O figurino e o partido cênico. Estudo das cores, materiais e luz. Aspectos práticos e visuais . Concepção e projeto de figurino.

DSG 0161 – Optativas de Representação em Design de Produto

1º Semestre

1AA – Sexta, 11-13h

Prof. Eduardo Rocha

Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.

1AA – Terça, 8-11h

Profa. Gabriella Vaccari

Pesquisa e representação da forma em diferentes modalidades. Experimentação de materiais e suas possibilidades de expressão plástica. Representação tridimensional na escala da mão humana. Atividades de laboratório.

1AA – Terça, 10-13h

Prof. Romulo Matteoni

Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.

1AB – Quarta, 11-14h

Profa. Fabiana Prado

Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.

2º Semestre

1AA – Sexta, 11-13h

Prof. Dedé Rocha

Desenvolvimento da ilustração avançada: rendering como forma de apresentação do produto ao cliente.

1AA – Terça, 8-11h

Profa. Gabriella Vaccari

Pesquisa e representação da forma em diferentes modalidades. Experimentação de materiais e suas possibilidades de expressão plástica. Representação tridimensional na escala da mão humana. Atividades de laboratório.

1AA – Terça, 10-13h

Prof. Romulo Matteoni

Essa disciplina eletiva tem como objetivos principais: aprofundar o conhecimento sobre o diagrama, abordando conceitos básicos, a sistematização das malhas construtivas e a flexibilização das estruturas gráficas.. capacitar os alunos para a utilização da ferramenta de editoração eletrônica como instrumento auxiliar na organização do pensamento para o planejamento e criação do produto gráfico, assim como para sua finalização tendo em vista os processos de produção.

DSG 0600 – Optativas de Design de Produto

1º Semestre

1AA – Segunda, 7-10h

Prof. Ricardo Fontes

Desenvolvimento de conceitos do uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D, atividade em laboratório.

1AA – Terça e Quinta, 11-13h

Profa. Irina Aragão

Iniciação no desenvolvimento de projeto de jóias.

2º Semestre

1AA – Segunda, 7-10h

Prof. Ricardo Fontes

Desenvolvimento de conceitos do uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D, atividade em laboratório.

1AA – Terça e Quinta, 11-13h

Profa. Irina Aragão

Iniciação no desenvolvimento de projeto de jóias.

DSG 0100 – Optativas de História da Arte e do Design

1º Semestre

1AA – Quarta, 13-15h

Prof. Jorge Langone

A arte e o contexto histórico nos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as correntes artísticas do século XIX. A Arte e o Poder. As vanguardas do século XX.

1AB – Quinta, 7-9h

Profa. Luiza Interlenghi

A arte e o contexto histórico nos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as correntes artísticas do século XIX. A Arte e o Poder. As vanguardas do século XX.

1AA – Segunda e Quarta, 9-11h

Profa. Barbara Necyk

As revoluções artístico-culturas no século XX: as experiências inovadoras no domínio da arte e da cultura.

1AB – Segunda e Quarta, 13-15h

Prof. Jorge Langone

As revoluções artístico-culturas no século XX: as experiências inovadoras no domínio da arte e da cultura.

1AA – Terça, 11-13h

Prof. Joaquim Redig

As principais Escolas e influências do Design. Historia do Design no Brasil e no mundo. História das mídias digitais e interativas.

1AA – Quinta, 13-15h

Profa. Silvia Helena

Os movimentos artísticos e estilos. A influência dos estilos na moda. A moda como parte do sistema cultural.

1AA – Quinta, 15-17h

Prof. Leonardo Cardarelli

História das mídias digitais. Conceitos de interface, integração, colaboração, interatividade, hipermídia, imersão, narratividade, realidade virtual.

1AA – Quarta, 17-19h

Prof. Marcos Amarante

Origens. O fenômeno da persistência da imagem na retina. Panorama das manifestações desde as pinturas rupestres de Altamira aos dias de hoje. Técnicas, tecnologias e equipamentos. A animação no Brasil.

1AB – Quarta, 13-15h

Prof. Marcos Amarante

Origens. O fenômeno da persistência da imagem na retina. Panorama das manifestações desde as pinturas rupestres de Altamira aos dias de hoje. Técnicas, tecnologias e equipamentos. A animação no Brasil.

1AA – Terça, 9-11h

Profa. Silvia Helena

História do mundo ocidental através das formas vestimentares e da moda. Contextualização das diversas culturas. Análise das influências políticas, religiosas, artísticas, econômicas. Tradições.

1AA – Quinta, 7-9h

Profa. Daniela Oliveira

Moda e Imagem. Moda e Arte. Moda e Marketing. A Moda como elemento vital na criação de um sistema cultural. O Styling na construção das imagens de moda. O vestuário como elemento da comunicação não verbal. O corpo e o seu contexto socio-cultural. A moda e a sua gramática.

1AA – Sexta, 9-11h

Profa. Silvia Helena

A moda como linguagem, identidade. Panorama do setor de moda no Brasil. As transformações tecnológicas e o impacto na produção. Demandas regionais, nacionais e internacionais.

1AA – Quarta, 11-13h

Profa. Irina Aragão

Iniciação ao estudo do adorno pessoal em diferentes contextos históricos e culturais. Principais estilos de arte em que o adorno pessoal se destacou e mais se desenvolveu.

2º Semestre

1AA – Segunda, 15-17h

Prof. Jorge Langone

A arte e o contexto histórico nos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as correntes artísticas do século XIX. A Arte e o Poder. As vanguardas do século XX.

1AB – Quinta, 7-9h

Profa. Luiza Interlenghi

A arte e o contexto histórico nos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as correntes artísticas do século XIX. A Arte e o Poder. As vanguardas do século XX.

1AA – Segunda e Quarta, 9-11h

Profa. Daniela Oliveira

As revoluções artístico-culturas no século XX: as experiências inovadoras no domínio da arte e da cultura.

1AB – Segunda e Quarta, 13-15h

Prof. Jorge Langone

As revoluções artístico-culturas no século XX: as experiências inovadoras no domínio da arte e da cultura.

1AA – Terça, 11-13h

Prof. Joaquim Redig

As principais Escolas e influências do Design. Historia do Design no Brasil e no mundo. História das mídias digitais e interativas.

1AA – Quinta, 13-15h

Profa. Silvia Helena

Os movimentos artísticos e estilos. A influência dos estilos na moda. A moda como parte do sistema cultural.

1AA – Quinta, 15-17h

Prof. Leonardo Cardarelli

História das mídias digitais. Conceitos de interface, integração, colaboração, interatividade, hipermídia, imersão, narratividade, realidade virtual.

1AA – Quarta, 17-19h

Prof. Marcos Amarante

Origens. O fenômeno da persistência da imagem na retina. Panorama das manifestações desde as pinturas rupestres de Altamira aos dias de hoje. Técnicas, tecnologias e equipamentos. A animação no Brasil.

1AB – Quarta, 13-15h

Prof. Marcos Amarante

Origens. O fenômeno da persistência da imagem na retina. Panorama das manifestações desde as pinturas rupestres de Altamira aos dias de hoje. Técnicas, tecnologias e equipamentos. A animação no Brasil.

1AA – Quinta, 7-9h

Profa. Daniela Oliveira

Moda e Imagem. Moda e Arte. Moda e Marketing. A Moda como elemento vital na criação de um sistema cultural. O Styling na construção das imagens de moda. O vestuário como elemento da comunicação não verbal. O corpo e o seu contexto socio-cultural. A moda e a sua gramática.

1AA – Sexta, 9-11h

Profa. Silvia Helena

A moda como linguagem, identidade. Panorama do setor de moda no Brasil. As transformações tecno-lógicas e o impacto na produção. Demandas regionais, nacionais e internacionais.

1AA – Quarta, 11-13h

Profa. Irina Aragão

Estudo do adorno pessoal como produto histórico.