Prof. Carlos Eduardo Felix da Costa apresenta nova obra para o Clube de Colecionadores de Gravura do MAM
O professor Carlos Eduardo Felix da Costa (Cadu) participou da série #LivenoAteliê criado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), no dia 25 de abril. A conversa online foi guiada por Felipe Scovino, curador do Clube de Colecionadores de Gravura do MAM.
Cadu falou da obra Concórdia e mostrou seu novo ateliê no Rio de Janeiro. A obra faz parte da edição deste ano do Clube de Colecionadores de Gravura do MAM e foram criadas 82 unidades.
Sobre a obra:
Corte a laser e carta de baralho
2 x 5,7 x 9 cm
O Concorde foi uma aeronave supersônica nascida das corridas por influência geopolítica ocorridas durante a Guerra Fria. Sua pesquisa e desenvolvimento começaram no final de década de 50. A conclusão do projeto só foi possível por um consórcio entre ingleses e franceses devido aos altíssimos custos, por este motivo apenas a British Airways e a Air France o operaram entre 1976 a 2003.
A convite do Clube de Gravura do MAM-SP foram criadas 82 miniaturas do modelo utilizando cartas de baralho. O jogo é invocado como uma síntese da sorte, fortuna, falência, violência, entretenimento, ganância, vício e outras virtudes e fragilidades humanas.
Concórdia é no panteão Romano a deusa da conciliação e da compreensão. É equivalente a Harmonia para os gregos, nascida do relacionamento entre Ares e Afrodite. Esta, portanto, seria o equilíbrio perfeito entre a guerra e o amor.