Aluna Carolina Ferraz vence prêmio internacional

Carolina Ferraz, aluna de Projeto de Produto, venceu o Prêmio Internacional Objeto: Brasil, categoria Estudantes, com o projeto “Camminta” – Objeto de auxílio para mobilidade do Idoso*.

O projeto é um novo conceito de objeto de auxílio para a mobilidade de idosos e foi desenvolvido na disciplina de Projeto Final. A “Camminta” se adequa a diferentes pessoas com regulagem de altura que abrange diferentes tamanhos, com um maior apelo estético à forma e um sistema de absorção do impacto, visa proporcionar conforto nas articulações e potencializar a energia do caminhar. Algumas peças do projeto foram feitas com a tecnologia de impressão 3D dentro do Laboratório NEXT – Núcleo de Experimentação Tridimensional.

De acordo com Carolina, “o principal desafio ao longo da criação desse produto foi desenvolver um objeto que de fato tivesse alguma relevância na vida dos idosos que viriam a ser os futuros usuários. Pude perceber o quanto a perda da independência, as dificuldades diárias de mobilidade, as deficiências de força e agilidade e as dores atrapalham o dia-a-dia dos Idosos. Todos esses fatores foram importantes e fundamentais para o desenvolvimento desse projeto e ao mesmo tempo o maior desafio, pois era preciso adequar esse objeto a essas necessidades a serem atendidas”.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 11 de abril no IED-SP, onde também será realizada uma exposição com os projetos premiados entre os dias 30 de março a 11 de abril. Depois a exposição irá para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, nos dias 28 de abril a 15 de maio.

*Todos os direitos reservados.