DAD no 55º Salone de Mobile Milano

O Departamento de Artes & Design da PUC-Rio participa da 55ª edição do Salone del Mobile Milano, que ocorre neste mês, com três projetos para exposição na Fuorisalone: o NEXT Cabinet of Curiosities, o Biko e a exposição interativa “Rio Is Here”.

O NEXT Cabinet of Curiosities (Gabinete das Curiosidades), projetado pelo Núcleo de Experimentação Tridimensional da PUC-Rio (NEXT), reúne uma pequena alegoria de trabalhos que utilizam tecnologias disponíveis no núcleo, como escaneamento 3D, Ultrassonografia, Tomografia, Micro tomografia e impressão 3D. A amostra revela o poder da visualização e simulação no processo de design para exploração criativa e conhecimento. O nome faz alusão ao gabinete de curiosidades das grandes navegações, espaços onde se depositavam os novos objetos e descobertas que marcaram o início dos museus de História Natural que temos hoje.

Desenvolvido pelo aluno Daniel Nasajon, em parceria com o professor, e diretor do DAD, Claudio Magalhães, o Biko é um talher descartável que, a partir de dobras e vincos, funciona como uma espécie de pinça para “finger foods” (comida para comer com a mão). Além disso, por ser de papel, o produto abre opções para merchandising e fabricações personalizadas, o que pode ser de interesse das empresas presentes na feira. O Biko venceu o prêmio de empreendedorismo Meu Futuro Negócio, organizado pela IEL e o Instituto Genesis, após sua exposição no Rio+Design 2015. Segundo Daniel, o produto surgiu de um método de experimentação chamado “Plano de ideias”, em que se cria funções para um material através de sua forma, invertendo o conceito padrão de design de produtos.

Foto por Ana Claudia Araújo

A exposição “Rio is here” é uma experiência de imersão. Através do desenvolvimento de vídeos em 360 graus combinados com dispositivos mecatrônicos, o usuário poderá andar em uma bicicleta fixada no solo e utilizar um dispositivo de realidade virtual que simula um passeio por Ipanema, Rio de Janeiro, promovendo uma experiência contrastante ao clima e ambiente de Milão.

O Salone del Mobile Milano é considerada a mais importante feira de design de móveis do mundo, e ocorrerá entre os dias 12 e 17 de abril. Esse ano, a feira contará com 1.300 expositores, espalhados entre 150.000 metros quadrados. De acordo com Claudio Magalhães, a feira possui os aspectos comercial, promocional e cultural. No âmbito comercial, funciona como uma feira de negócios, em que empresas apresentam seus produtos para venda, trazendo inovações, buscando investidores e fornecedores. Existe, ainda, uma ação espontânea, que ocorre fora das dependências da feira comercial, ressaltando o aspecto cultural e promocional do evento: a Fuorisalone, onde serão expostos os produtos do NExT. “Uma empresa apresenta, ou faz um evento, com o seu produto, fora do salão, para atrair pessoas comuns”, explica Claudio. “É uma maneira de você ver o que está acontecendo no mundo inteiro.”

Para Daniel, as expectativas são altas. O Biko já teve uma grande aceitação por parte de investidores e designers no Brasil, e ele acredita ser um ponto importante para sua carreira. “É uma mudança de ciclo, que vai denotar a interseção entre ‘estudante de design’ e ‘profissional de design.’”