Global Goals Jam PUC-Rio

Em parceria com o MediaLab Amsterdam, o DAD promove o workshop Global Goals Jam PUC-Rio que visa o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores de design de interação para o evento Global Goals Jam – Design 2030 Now!, nos dias 17 e 18 de setembro. O workshop irá trabalhar com três objetivos específicos da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: igualdade de gênero; empregos dignos e crescimento econômico; e consumo responsável. Será uma atividade interdisciplinar aberta aos alunos de graduação e pós-graduação de qualquer curso oferecido pela PUC-Rio.

Durante os dois dias de workshop, os alunos serão divididos em equipes interdisciplinares e serão acompanhados por dois professores do DAD, que irão orientar os projetos junto aos grupos. O resultado do trabalho será disponibilizados numa plataforma digital que permanecerá disponível estimulando assim os outros a continuarem a construir sobre este trabalho.

O principal objetivo do Global Goals Jam é criar intervenções locais que possam ter impactos globais. Serão 15 cidades participando deste evento de partilha e construção do conhecimento.

A Agenda 2030 da ONU estabelece 17 objetivos e 169 metas considerados fundamentais para o desenvolvimento sustentável no futuro nas suas três dimensões: econômica, social e ambiental. O objetivo “Igualdade de Gênero” visa acabar com todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas em toda parte, além de eliminar práticas nocivas e formas de violência contra as mulheres e garantir a participação plena e efetiva das mulheres na sociedade.

O 8º objetivo “Empregos dignos e crescimento econômico” busca promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Neste sentido, a ONU visa reduzir substancialmente a proporção de jovens sem empregos e alcançar um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos.

O último objetivo que será trabalhado no workshop é o “Consumo responsável” que pretende alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais até 2030. A Agenda busca reduzir o desperdício de alimentos per capita mundial, reduzir a geração de resíduos, e promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades de cada país.