Prototipagem de web sites e aplicativos (DSG1720)

Termos como UX e UI são de uso comum no mercado, mas o que de fato significam? Qual a diferença prática entre User Experience e User Interface? Como criar protótipos realistas de websites e aplicativos mobile?

Nesta eletiva, o aluno irá aprender a produzir protótipos interativos para concepção e validação da interface de projetos de mídia digital, cobrindo as principais atividades do design de interfaces aplicados à soluções desktop bem como dispositivo móveis. Todas as etapas da estratégica ao escopo, levantamento de requisitos, arquitetura da informação e wireframes, e o design visual e funcional para as plataformas Android e iOS serão apresentadas em sala.

Ao longo do semestre, após cobrir a parte teórica, serão realizadas as principais soluções de prototipagem de baixa, média e alta fidelidade para disponibilizar o projeto de um website e aplicativo em protótipo interativo e realista. As aulas serão, em sua maioria, práticas e demonstradas em software desktop como Sketch (Sketchapp.com) a Adobe XD e online com Proto.io e Marvelapp.com.

Para Jacques Chueke, professor da eletiva, a atividade de prototipagem é importante para viabilizar ideias – qualquer ideia, seja qual for a mídia – portanto beneficia o desenvolvimento de soluções digitais focadas em mídias sociais.

A disciplina não é restrita aos alunos de design, alunos de outros departamentos interessados no assunto e na realização prática também podem se beneficiar do curso.