17 ERGODESIGN & USIHC na PUC-Rio

A PUC-Rio recebe, nos dias 11 a 13 de dezembro, o 17 Ergodesign (Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia: produtos, informação, ambiente construído e transportes) e o 17 USIHC (Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-computador), no Auditório do RDC. O evento é organizado pelo LEUI (Laboratório de Ergodesign de Interfaces) e pela EBA/ UFRJ. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link.

O congresso Ergodesign foca na Ergonomia aplicada para melhorar o projeto e o funcionamento de sistemas, ferramentas, ambientes ou produtos com os quais as pessoas interagem, especialmente em meio físico. O congresso USIHC foca na Ergonomia aplicada para melhorar o projeto e o funcionamento de interfaces e dispositivos digitais. A data limite para submissão de artigos é dia 15 de setembro. Veja a lista temática dos artigos aqui.

Histórico do evento

Em 1999, Prof. D.Sc. Anamaria de Moraes, pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) notou que a pesquisa em Ergonomia e Design no Brasil era ampla e séria, mas seu conteúdo não estava sendo discutido em nenhum fórum apropriado. Quando discutido entre os designers, nós éramos os “ergonomistas” e quando discutido entre os ergonomistas, nós éramos os “designers”.

Inspirada pela ideia do Prof. Etienne Grandjean, que organizou o evento Ergodesign em Montreux, em novembro de 1984, e o II Ergodesign, de 21 a 24 de outubro de 1986, o Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI – PUC-Rio) coordenado pela Prof. de Moraes, organizou o I Ergodesign – I Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia: produtos, informação, ambiente construído e transportes e o I USIHC – I Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-computador, pela primeira vez, no ano de 2001.

Até o ano de 2005 estes eventos anuais ocorreram na PUC-Rio, na cidade do Rio de Janeiro. A partir de 2006, o evento iniciou sua fase itinerante, e passou a ser organizado em diferentes cidades brasileiras, por diferentes instituições e seus comitês locais, sempre tendo o LEUI como o Organizador Geral.

Em 2010, o evento voltou ao Rio de Janeiro, e em 2011, circulou por vários cantos do país, indo para Manaus (AM). Foi em 2012 para Natal, RN; em 2013 para Juiz de Fora, MG; 2014, para Joinville, SC; 2015, para Recife, PE.

Nesse momento, definiu-se que frente à grande quantidade de fóruns de discussão que foram criados na área, e para que não se perdesse o foco em sua proposta inicial, o evento passaria a ocorrer bianualmente.

Iniciando esse novo ciclo, a Universidade Federal de Santa Catarina recebeu o evento em 2017, e em 2019, volta ao Rio de Janeiro, organizado pelo LEUI e pela EBA/ UFRJ, Design de Interiores, com o Prof. Gilberto Rangel de Oliveira.