DAD na VII Semana de Egiptologia do Museu Nacional

Durante a VII Semana de Egiptologia do Museu Nacional, entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, os participantes poderão ver novamente uma múmia, que foi perdida no incêndio do Museu Nacional, através de uma visualização em realidade virtual. A experiência é possível devido ao trabalho do professor Jorge Lopes, do Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT), em parceria com a professora Luiza Novaes e os alunos do PPG Design, Andrea Lennhoff e Bernardo Alevato, do Laboratório Experiências e Ambientes Interativos (EAI), e com o Visgraf, Laboratório de Computação Gráfica do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A reconstrução digital da múmia tem como base imagens de tomografia da peça, a partir desses arquivos foi possível gerar uma visualização 3D com as medidas exatas e a textura que envolve todo o corpo. Sobre essa imagem foi realizada a restauração fiel da pintura, com base em fotografias dos detalhes da múmia, e a imagem final foi colocada em ambiente virtual. As tomografias vem sendo realizadas há 20 anos pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), em parceria com o Museu Nacional, O NEXT PUC-Rio e a Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI).

A VII Semana de Egiptologia do Museu Nacional ocorre no auditório da Biblioteca Central do Museu, localizado no Horto Botânico, Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.

Veja a reportagem do canal SBT Brasil sobre o evento.