DHIS realiza parceria com Escola de Samba e UFRJ

O Laboratório de Design de Histórias (DHIS) da PUC-Rio, a partir do convite da Escola de Samba Acadêmicos da Grande-Rio e com a coordenação da Professora Desirrèe Bastos da EBA-UFRJ e doutoranda da PUC-Rio, colaborou com o carro abre-alas de mascarados do desfile de 2020 da escola. A parceria Grande-Rio, EBA-UFRJ, PUC-Rio, e IFRJ é mais uma etapa do projeto de Pesquisa sobre Cultura Popular do laboratório.

O DHIS abriu inscrições para alunos de pós-graduação e graduação participarem das oficinas no barracão e nas próprias instituições de ensino para realizar as roupas e as máscaras. A equipe PUC-Rio trabalhou nas máscaras desde sua elaboração técnica até seus protótipos, modelos e produção da série, produzindo um total de 64 unidades.

Os alunos tiveram acesso a várias informações sobre a cadeia produtiva do carnaval carioca, ouviram uma palestra dos carnavalescos sobre os processos de pesquisa e desenvolvimento e participaram ativamente na produção dos artefatos.

O samba enredo da escola foi sobre o líder religioso Joãozinho da Gomeia e o carro abre-alas da parceria tem o nome de “Raízes ancestrais” representando as visões que assustavam Joãozinho na infância. Acima, Exu e, de máscaras, as entidades ancestrais.
Mistério, identidade, verdade, véus e revelações, uma síntese da máscara em nossa história e na história particular das visões do pequeno João da Gomeia.

A escola ganhou o Estandarte de Ouro, o segundo lugar na classificação oficial e o carro “Raízes ancestrais” ganhou o Prêmio Pamplona de melhor carro abre-alas.

Carnavalescos: Leonardo Bora e Gabriel Haddad.

Coordenação professores: Desirée Bastos (EBA-UFRJ), Gamba Júnior (DHIS- PUC-Rio), André Monte e Flávio Sabrá (IFRJ). Supervisão técnica da PUC-Rio, Eliane Carla.

Participantes: Priscila Andrade (Professora/Doutoranda), Jorge Langone (Professor); (Humberto Barros (Doutorando); Marcely Soares (Designer convidada); Ricke Godot (PIBIC), Marcely Soares; Elaine Lopes, Kléber de Jesus, Jônatas Oliveira e Rafael Torres (Graduandos). Agradecimento especial à professora Luciana Barbosa.

O jornal O Globo destacou a parceria na notícia disponível aqui.