Aluna do DAD é premiada no LadAwards

A aluna Camilla Serrão foi premiada na categoria Ilustração – Estudante no Latin American Design Awards 2019 com seu projeto “CRIPTO·GRÁFICO: uma exploração visual do lado mais sombrio dos mitos brasileiros de assombração”. A premiação ocorreu durante o LADFEST, no final de fevereiro deste ano.

O “CRIPTO·GRÁFICO” consiste em uma pesquisa gráfica e textual acerca das narrativas e representações das assombrações brasileiras, tendo como foco inicial aquelas com presença no estado do Rio de Janeiro. O projeto buscou trabalhar com a narrativa ilustrada como modo de dar visibilidade para a cultura popular e resgatar uma memória simbólica brasileira pouco valorizada pelo público nacional. Foi desenvolvido a partir da metodologia de classificação e organização dos mitos, baseada nos estudos do folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo. A pesquisa se materializou em um conjunto de publicações e objetos de memorabilia, que resgatam a história de seis assombrações: Bruxa, Cavalo fantasma, Homens dos pés de louça, Lobisomem, Mãozinha-preta e Mula sem cabeça. O projeto foi orientado pelos professores Fabio Lopez, Nilton Gamba Junior e Izabel Maria de Oliveira.

O LadAwards é considerado como a maior premiação de design da América Latina. Tem como objetivo reconhecer as melhores ideias e peças de design com base em seu nível de inovação, impacto e criatividade, bem como promover o setor de design e comunicação visual, posicionando a América Latina como fonte chave de inspiração.