N.A.D.A. cria animação para o vídeo da ONG internacional Save Me Trust

A equipe do Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A) da PUC-Rio, coordenado pela professora Cláudia Bolshaw, foi convidada a participar do vídeo da música Who wants to live forever (Quem quer viver para sempre) promovido pela ONG internacional Save Me Trust, uma associação de defesa dos direitos animais, liderada por Brian May, guitarrista e compositor do grupo Queen. O vídeo foi lançado esta semana na Itália, no âmbito da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas – COP 26. Assista o vídeo aqui.

O objetivo do vídeo é conscientizar sobre o sofrimento que muitos animais passam como resultado do comportamento humano. Também ressaltar que a proteção dos animais não é apenas uma questão de humanidade, mas também essencial para o próprio bem-estar neste planeta.

As animações do vídeo foram feitas por alunos de escolas de animação de todo o mundo, uma universidade por continente. Cada universidade ficou responsável por produzir um trecho da música. Cada trecho deveria ser representado um ou mais animais ameaçados de extinção por conta de ações do ser humano no continente de cada escola selecionada. O N.A.D.A., como representante da América do Sul, escolheu a onça-pintada.

Com decisão pelo animal que seria representado, a equipe do N.A.D.A. começou a sua pesquisa buscando entender mais a fundo quais as principais ameaças enfrentadas pela onça-pintada através das histórias dos povos indígenas do Xingu.

Durante a pesquisa identificaram a caça predatória e a perda de habitat natural. Esta foi uma oportunidade para tratar de um assunto muito discutido recentemente que é a questão da Amazônia e suas queimadas e, junto com ela, trazer a questão indígena. Nessa etapa, contaram com a ajuda luxuosa de alguns amigos da comunidade Yawalapiti, Ana Terra Yawalapiti e Watatakalu Yawalapiti, que compartilharam a relação de seu povo com a onça-pintada, através de seus contos, suas artes, suas pinturas corporais.

O trabalho durou um ano e meio para ser concluído e contou com o apoio irrestrito do Departamento de Artes e Design e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além da ajuda de ex-integrantes do Núcleo: Thiago Macedo e Julia Nicolesco. Saiba mais sobre o processo de criação do N.A.D.A. no vídeo disponível aqui.

O N.A.D.A. foi convidado a participar do projeto depois de ganhar o primeiro lugar de filmes para estudantes no Animarte! Festival Internacional de Animação com as animações Carnaval das Crianças feitas para o Museu Villa Lobos.

Escolas que participaram do vídeo em ordem de aparição:

IED European Institute of Design, Milão (Europa)
Creatures Animation Hub, Kampala (África)
The University of the Arts, Philadelphia (América do Norte)
Griffith Film School, Brisbane (Oceania)
Tokyo Zokei University, Tokyo (Ásia)
PUC-Rio -N.A.D.A. – Rio de Janeiro (América do Sul)

A sequência final foi feita por Gregory Panaccione, Nicoletta Persello e Carlo Odorici sob a direção do produtor Matteo Valeti – Itália