Dhis participa novamente do desfile das Escolas de Samba do Carnaval

Esse ano, o Departamento de Artes e Design da PUC-Rio dá continuidade à sua participação no desfile das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro.

Desde 2020, o Dhis (Laboratório de Design de Histórias do Programa de Pós-Graduação em Design) coordena uma parceria da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias (Campus Belford Roxo) e com a GRES Acadêmicos da Grande Rio de Duque de Caxias. Diferentes modelos de parcerias foram usados na interação com os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora e, em 2023, prototipamos e participamos da criação e desenvolvimento da última ala da Escola.

Em 2019, realizamos as fantasias do carro abre-alas que ganhou o Estandarte de Ouro e em 2022 produzimos a última ala (foto acima) e a escola ganhou o título de campeã. Design, figurino e artes visuais se integram em um processo interinstitucional e transdisciplinar, onde a metodologia de projeto atua junto à cultura popular. A condução deste projeto de pesquisa e extensão integra diferentes laboratórios de ensino do dAD como o PRELO (Laboratório de Experimentos Gráficos), LAMP (Laboratório de Modelos e Protótipos), LABMET (Laboratório de Materiais e Experimentos Têxteis) e LIS (Laboratório de Imagem e Som).

Assista os vídeos no link disponível aqui que retratam a ação realizada em 2022 em parceria com o LIS.

O desfile da GRES Grande Rio ocorre dia 19 de fevereiro, às 23h, com o samba enredo “Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar”. A melodia homenageia o cantor Zeca Pagodinho.