Aluno e ex-aluno do dAD na Milano Design Week

O aluno Maurilio Marçal e o ex-aluno Leonardo Jarlicht participam com seus projetos da Milano Design Week 2023 que ocorre entre os dias 17 e 22 de abril, em Milão, Itália.

Projeto ANEXO de Maurilio Marçal foi desenvolvido no dAD com orientação da profa. Claudia Kayat foi convidado pela curadoria da Apex Brasil para expor no FuoriSalone 2023.

Anexo é um projeto de sandálias modulares que permitem a separação dos seus principais componentes. Sua proposta é usar materiais de menor impacto em todas as partes e eliminar processos de união como cola e costura, que impedem a separação dos componentes no pós-uso.

O solado tem a compensação ideal para o apoio dos pés e sua divisão foi pensada e construída com base na marcha do caminhar. Já o cabedal está em contato com os principais pontos da parte superior do pé, para que a sandália fique completamente encaixada e a marcha seja feita com facilidade e conforto. A peça de ajuste que fica localizada nas cavidades do solado torna possível a troca entre diferentes cabedais, permitindo que eles sejam usados de acordo com a preferência do usuário. Esta forma de construção faz com que, posteriormente, os diferentes materiais possam ser completamente separados de forma manual, tornando a reciclagem viável.

Projeto Vaique de Leonardo Jarlicht vai participar do Pavilhão Brasil, na exposição Temporal da Apex Brasil, com curadoria do Bruno Simões.

A Vaique é um laboratório de soluções materiais que transforma velhos hábitos em novas possibilidades. Na coleção de lançamento, a Vaique desenvolveu produtos a partir da reciclagem de sacolas e embalagens plásticas descartadas.

Produzido no Rio de Janeiro com base no centro da cidade, a Vaique opera em parceria com catadores, cooperativas e costureiras. Sacolas de mercado, banca, farmácia, saco de feira, saco de lixo, plástico bolha, embalagem de produto ou de delivery. Cada um dos produtos Vaique contém o equivalente a 80 sacolas.

A Milan Design Week apresenta diversas exposições, palestras, workshops e eventos exclusivos, destacando projetos voltados para a sustentabilidade, tecnologia e a presença de grandes nomes do design internacional. As marcas mais conceituadas do mercado também estão presentes, apresentando suas últimas novidades em produtos e tendências.