Professor Visitante Arturo Chicano

O professor Arturo Chicano, da PUC de Valparaíso, passou o mês de maio como professor visitante no Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Design do Departamento de Artes e Design, onde desenvolveu atividades relacionadas ao projeto de internacionalização CAPES PRINT, coordenado pelaprofessora Luiza Novaes.

Em parceria com a professora Denise Portinari, também integrante do projeto CAPES PRINT: Ações para inovação social e/ou tecnológica na América Latina, o prof. Arturo ofereceu um minicurso, por meio do Instituto de Altos Estudos em Humanidades (coordenado pela professora Maíra Machado Martins), intitulado Travessia e Ato Poético. O minicurso consistiu em cinco encontros que incluiram visitas ao Instituto Municipal Nise da Silveira e ao Museu Bispo do Rosário, além da participação nos atos da Luta Antimanicomial realizados na Cinelândia em 18 de maio. As visitas foram organizadas pela parceria estabelecida entre essas instituições e o dAD, no âmbito da DEXPO 2023/2024, coordenada pelo professor Nilton Gamba Jr.

Além das atividades relacionadas ao minicurso, o professor participou de encontros institucionais voltados para o desenvolvimento de parcerias com a Escuela de Arquitectura y Diseño da PUC- Valparaíso, do encontro de abertura das atividades da DEXPO 2023/2024, da banca de defesa da tese de doutorado de Elizabeth Pires Franco, da abertura da exposição “paisagens – coisas perdidas” no Solar Grandjean de Montigny, e dos encontros semanais do grupo Barthes no Laboratório da Representação Sensível, do Instituto de Pesquisa em Design do dAD.

Arturo Chicano é artista plástico, designer e ex-Vice-Reitor da PUC de Valparaíso no Chile, onde atua há 30 anos como professor da conhecida Escuela de Arquitectura y Diseño (e[ad]), refundada na década de 1950 por arquitetos e poetas integrantes do movimento sul-americano de arquitetura poética. Desde 1990 é membro do Grupo Ciudad Abierta e participa desde 1986 da pesquisa coletiva e vivência acadêmica Travesia por el Continente Americano, inspirado na criação poética coletiva Amereida. É doutor em Design pela PUC-Rio e membro do grupo Barthes de pesquisas em estético-políticas dos corpos no Design.