Vaga para Professor – Quadro complementar

O Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, instituição de reconhecida qualidade nas áreas de pesquisa, pós-graduação Stricto sensu (Mestrado e Doutorado), graduação, especialização Lato sensu, e extensão, abre processo seletivo para contratação de Professor para o quadro complementar com titulação de Mestre para as seguintes disciplinas.

Design e Som

Professor para a subárea de linguagem, design e som. Área de interesse: linguagem, arte e narrativas. Foco no Som como elemento da linguagem no contexto do Design e da Arte. Potencialidade de inserção em mais de uma disciplina e ênfase, incluindo as de interação e experiência digital, mas também dialogando com tecnologias, comunicação, artes e inovação. Possibilidades de conexões com instituições e setores locais para ações extensionistas e mediação entre discentes, docentes e o campo. Contribuição para diversificação do perfil social de professores do DAD.

DSG1992 Design e Som

2 cred
Ementa
Som como elemento físico, constitutivo de espaço – tempo, de narrativas, de projetos em Design.
Objetificação do som. Características plásticas do som.
Dinâmicas de geração de som que envolvem o corpo, o ambiente, os aparatos
analógicos e tecnológicos. Som como executor, emissor e dispositivo.
Distinções do modal e tonal como fronteira entre o ocidental e o não-ocidental.
Bibliografia
CAGE, J. Silêncio – conferências e escritos de John Cage.; Rio de Janeiro: Cobogó,
2019.
SCHAFER, M. O ouvido pensante.; São Paulo: Unesp, 2012.
WISNIK, J. M. O som e o sentido – Uma outra história das músicas.; São Paulo:
Companhia das Letras, 2017.
Bibliografia Complementar
COPLAND, A. Como ouvir e entender música.; São Paulo: É Realizações, 2017.
FONSECA, N. Introdução à engenharia de som.; São Paulo: FCA, 2012.
SCHOENBERG, A. Harmonia.; São Paulo: Editora Unesp, 2012.

Design e Luz

Professor para a subárea de linguagem, design e luz. Área de interesse: linguagem, arte e narrativas. Foco na Luz como elemento da linguagem no contexto do Design e da Arte. Potencialidade de inserção em mais de uma disciplina e ênfase, incluindo as de interação e experiência digital, mas também dialogando com tecnologias, comunicação, artes e inovação. Possibilidades de conexões com instituições e setores locais para ações extensionistas e mediação entre discentes, docentes e o campo. Contribuição para diversificação do perfil social de professores do DAD.

DSG1993 Design e Luz

2 cred
Ementa
Luz e plasticidade. Interatividade, ubiquidade e interconectividade para o fenômeno
da luz. Construção e decomposição de imagens. Relação espetáculo e fenômeno
lumínico fabricado.
Bibliografia
CAMARGO, R. G. Função estética da luz.; São Paulo: Perspectiva, 2012.
PRADO, G.; TAVARES, M. Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa.; São Paulo:
ECA/USP, 2016.
SANTANA, M. A. Haja luz: Manual de iluminação cênica.; Brasília: Senac Distrito
Federal, 2014.
Bibliografia Complementar
GUERRINI, D. P. Iluminação: Teoria e projeto.; São Paulo: Editora Érica, 2008.
TREGENZA, P.; LOE, D. Projeto de Iluminação.; Porto Alegre: Bookman, 2015.
VAJÃO, V. Manual de Práticas de Iluminação. Arte a Iluminar a Arte.; São Paulo:
Martins Fontes, 2015.

Processo de seleção (datas atualizadas):

  1. Envio do currículo (com o link do Lattes) e portfólio até dia 23/05/24 para o e-mail: artdsg-g@puc-rio.br;
  2. Divulgação dos selecionados para próxima etapa até 07/06/24;
  3. Prova de aula e entrevista dias nos 17 a 21/06/24;
  4. Divulgação dos aprovados no dia 24/06/24.