Curta de alunos do dAD selecionado para a Mostra de Cinema de Ouro Preto

O curta Dona Biu, dirigido pela aluna Gabriela Taulois, foi selecionado para a 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto que ocorre nos dias 19 a 24 de junho, em Ouro Preto. O filme foi desenvolvido na disciplina Projetar para Concretizar, ministrada pelos professores Gilberto Mendes e Marcelo Pereira, com apoio da professora Claudia Bolshaw e da equipe do N.A.D.A.- Núcleo de Arte Digital e Animação da PUC-Rio.

A mostra é pioneira desde sua criação (2006) a enfocar o cinema como patrimônio em intercâmbio com o mundo e reafirma anualmente seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro. Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação, presta homenagens, realiza exibição de filmes brasileiros e internacionais – longas, médias e curtas – oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e promove anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum Rede Kino.

Além da Mostra de Cinema de Ouro Preto, o curta foi selecionado para a 17ª Baixada Animada – Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação, VII Festival de Cine de Animación Latinoamericano, Mostra Som Quadro a Quadro ⁠e 8ª Mostra Anima Cinemão.

Sinopse

Dona biu é uma benzedeira de uma cidade do interior do Brasil, o curta acompanha sua rotina ao acordar até começar a realizar suas curas. A história é narrada na perspectiva de uma moradora da cidade por meio de suas memórias de infância.

Direção – Gabriela Taulois

Roteiro