PPG Design tem projeto aprovado no Programa Pós-Doutorado Nota 10 da Faperj
O projeto de pesquisa Costurando esperança: a valorização das costureiras para uma moda socialmente responsável da professora Bárbara Cruz, orientado pela professora Rita Couto, foi contemplado pelo Programa Pós-Doutorado Nota 10 – 2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Seguindo a linha de pesquisa apresentada em sua dissertação de mestrado e tese de doutorado, a pesquisadora pretende com essa proposta refletir sobre o sistema socioeconômico com base capitalista no qual o processo de produção de moda está inserido. Acreditando que o setor continuará a ser intensivo em mão de obra por muitos anos e que a mecanização não é o futuro da manufatura de peças de vestuário, a pesquisadora vem defendendo a tese de que o setor é propício para a formação de grupos comunitários com costureiras e artesãs. Ela acredita ainda que a geografia peculiar da cidade do Rio de Janeiro, com favelas que cresceram em bairros mais valorizados da cidade, representa um fator favorável à formação desses grupos.
Por muitos anos trabalhando no setor a pesquisadora percebe que muitos clientes têm buscado produzir e consumir roupas sob medida direto das costureiras, como nos modelos de ateliês do século passado.
A pesquisadora pretende então, através deste projeto, conhecer e escutar a perspectiva e os anseios dessas mulheres (costureiras e artesãs) e entender se é possível diminuir a cadeia produtiva promovendo a conexão direta entre costureiras e clientes.