Lançamento do livro Método para projeto de interiores

A professora Claudia Claudia Mont’Alvão é co-autora do livro Método para projeto de interiores (Editora Rio Books) que será lançado no dia 3 de junho, às 11h, na Livraria Rio Books. O livro é um desdobramento da tese de Doutorado desenvolvida no PPG DESIGN PUC-Rio por Gilberto Rangel de Oliveira (co-autor), professor do curso de Design de Interiores da EBA UFRJ.

Sinopse

O projeto de interiores – seja ele residencial ou comercial, apresenta desafios que vão além dos conhecimentos técnicos e da desejável expertise profissional. As instâncias do ambiente, do usuário (a) e a função devem ser tratadas com o aprofundamento necessário no sentido de resolver aspectos técnicos, funcionais, estéticos, simbólicos, culturais, ergonômicos, de acessibilidade, de sustentabilidade, entre tantos outros, além de muita criatividade. Para tanto, acredita-se que a ação projetual deva contar com o amparo de métodos e técnicas consistentes, resguardando as especificidades da profissão.

Para este livro foram realizados estudos sobre os problemas de projeto em design de interiores, as profissões diretamente envolvidas com o tema e os métodos de projeto mais usuais para designers de interiores e arquitetos de interiores.

O olhar atento a partir da Ergonomia do Ambiente Construído foi enfatizado por entender que seus princípios podem colaborar significativamente com as boas práticas projetuais.

O público leitor terá acesso a uma ampla pesquisa realizada com profissionais de interiores sobre seus métodos de trabalho e desafios durante a prática profissional, e ainda, poderá “ouvir” o que pensam os clientes que contrataram os serviços destes profissionais.

Este conjunto de informações foram essenciais para a fundamentação teórica, com o olhar voltado para a prática projetual, de um novo Método de Projeto para Interiores (MEPI). Apresenta-se para o público leitor a construção metodológica do MEPI, com todas as suas etapas e sub etapas, através de um texto leve e objetivo, acompanhado de esquemas gráficos que contribuem para melhor compreensão por parte do leitor.