DAD participa da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Professores e alunos do DAD tiveram seus projetos selecionados para fazer parte da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, que acontecerá entre os dias 4 de agosto e 10 de setembro, em Brasília.

O evento é o momento em que o Design Gráfico Brasileiro reflete suas conquistas, discute seus rumos e traça seus planos. Desde 1992, ano da 1ª edição, já foram expostos mais de 2 mil projetos para um público de 300 mil pessoas de 50 países. O desafio desta edição é ampliar a seleção dos projetos, abrangendo com mais representatividade a diversidade da produção brasileira de design.

Projetos selecionados:


Circo Voa: Um Ensaio Sobre a Estética do Improviso dos alunos Priscila Bodin, Lucas Luz e Julia Albuquerque – Projeto avançado 1006


O “Circo Voa” é uma publicação que explora a produção gráfica que ocorreu no Circo Voador entre as décadas de 1980 e 1990. O projeto identifica e documenta influências, referências, recursos gráficos disponíveis na época e busca compreender como tais fatores afetaram o processo criativo. Em paralelo à análise do material gráfico produzido no Circo, o livro traz ‘pílulas provocativas’ que relacionam características dessa produção com movimentos que aconteceram no design e na arte em âmbito internacional. O conteúdo complementar busca provocar uma expansão da pesquisa do leitor para além do livro.

O projeto foi orientado pelos professores João Victor Azevedo, Nathalia Sá Cavalcante, Evelyn Grumach, Flávio Carvalho e Fabio Lopez.


Batida: Novo Sistema de Identidade Visual para as Cédulas Brasileiras da aluna Tatiana Frambach – Projeto final para Comunicação Visual.


O objetivo do projeto foi desenvolver um novo sistema de identidade visual para as cédulas brasileiras, a partir de uma interpretação gráfica pessoal em busca da nossa essência, do que nos identifica e une como povo e nação. Levando em consideração aspectos técnicos da plataforma, tais como manuseabilidade e a presença de camadas de segurança, Batidas tem como desafio o desenho de uma nova figura representativa da identidade brasileira, abraçando um país múltiplo, dinâmico, e colorido. As Batidas homenageiam 10 ritmos musicais que vão do norte ao sul, do samba ao funk. É um desenho que quer abraçar o país inteiro.

O projeto foi orientado pelos professores Fábio Lopez, Flávia Nizia e Roberta Portas.


Sistema Integrado para os Passaportes da América Latina da aluna Luisa Bolívar – Projeto final para Comunicação Visual.

O projeto é um sistema de identidade visual para o conjunto de passaportes da América Latina, desde o México até a Argentina, o que permite criar uma integração, sem perder as características individuais de cada país. O propósito deste projeto é o de contribuir para a integração dos países latino-americanos, dando uma maior importância à cultura, abrindo novas portas e incentivando as pessoas a viajarem e conhecerem mais sobre a própria história. Nesse sentido, se por um lado, se imprime uma homogeneidade ao conjunto da América Latina, proporcionando uma união dos países, por outro lado, se almeja dar uma maior importância aos aspectos culturais de cada país.

O projeto foi orientado pelos professores Fabio Lopez, Flávia Nizia e Roberta Portas.


Mini Rio: 100 miniaturas da cidade do Rio de Janeiro do professor Fabio Lopez.

O projeto é uma enorme coleção de pictogramas e ilustrações criados para apresentar visualmente o patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. Uma iniciativa independente, o trabalho vem sendo desenvolvido há mais de dois anos e segue em expansão, mostrando-se uma excelente plataforma para novas oportunidades profissionais.


Projeto Cinquentenário do Pererê de Ziraldo do professor Guto Lins.

O projeto pretende revisitar, compreender e reconstruir, de forma lúdica, a trajetória deste personagem tão brasileiro e de sua turma, em suas diversas fases, em diferentes e importantes veículos e editoras do País ao longo de 55 anos, completados em 2015. Com identidade visual baseada na linguagem das histórias em quadrinhos, “Pererê do Brasil” explora o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens.