PPG Design

Livros

Essa página apresenta os livros editados e/ou organizados pelos docentes do PPGDesign da PUC- Rio.

Nas teias da linguagem e da leitura: Diálogos Interdisciplinares no Ensino-Aprendizagem

Jackeline Farbiarz, Alexandre Farbiarz, Renato Caixeta, Barbara Jane e Wilcox Hemais

Ano de publicação: 2023

Os textos que compõem o presente livro reúnem pesquisas, relatos e projetos, entendidos como formas de pensar e agir que almejam ancorar e participar de processos de transformações em Educação, em especial, nos contextos de ensino-aprendizagem.

3D Physical and Virtual Models in Fetal Medicine

Jorge Lopes, Heron Werner e Gabriele Tonni

Ano de publicação: 2023

As inovações tecnológicas que acompanham os avanços da medicina possibilitaram a obtenção de imagens fetais com melhor definição, que auxiliam no diagnóstico médico e contribuem para o aconselhamento genético oferecido aos pais durante o pré-natal. A impressão 3D é uma técnica emergente com uma variedade de aplicações médicas, como planejamento cirúrgico, pesquisa biomédica e educação médica.

“Nada sobre nós, sem nós” Design, um caminho para diminuir a fragmentação no processo de inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente de ensino-aprendizagem

Jackeline Farbiarz e Mariana Nioac de Salles

Ano de publicação: 2022

A inclusão de pessoas com deficiência em ambientes de ensino-aprendizagem formais é recente. Com as mudanças trazidas pela LBI (2015), o número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentou significativamente nos últimos anos em ambientes de ensino-aprendizagem regulares. Entretanto a formação de professores de Educação Básica é anterior à LBI. Portanto levantamos o pressuposto de que ela pouco contempla o atendimento a situações de inclusão. Estabelecemos, então, como uma questão de pesquisa, como o Design poderia potencializar a visibilidade de experiências de inclusão e assumimos, como objetivo, integrar formadores e alunos em prol da constituição desses ambientes. Com a abordagem do Design Participativo, escolhemos como campo de estudo três escolas particulares da cidade do Rio de Janeiro. Paralelamente, visitamos ambientes de educação não formais para visualizarmos pontos de encontro e desencontro entre a educação formal regular e a especializada. E contamos com a participação de pessoas com TEA durante a pesquisa. Ao longo do percurso, desenvolvemos um recurso que possibilita a visualização espacial de onde essas crianças estão sendo inseridas em sala de aula. Assim, os professores podem compartilhar e debater com outros profissionais sobre suas experiências. O recurso cria a oportunidade do reconhecimento de experiências inclusivas por parte do formador e diminui a fragmentação do processo de inclusão da criança com TEA no ambiente de ensino-aprendizagem.

(Trans)bordar em reconhecimentos

Jackeline Lima Farbiarz

Ano de publicação: 2022

(Trans)bordar em reconhecimentos é trabalho coletivo, organizado por Jackeline Lima Farbiarz e Alexandre Farbiarz. Reúne textos que navegam e reconhecem apaixonadamente os caminhos do Design e Educação. Trata-se de importante perspectiva sobre o papel do Design na formação de cidadãos, de profissionais e de seres humanos em diferentes contextos. Os textos demonstram o papel vital e transformador da Educação.

Como formar? Para que formar?

Jackeline Lima Farbiarz e Alexandre Farbiarz

Ano de publicação: 2022

Este livro não só narra experiências de pesquisa, formação e praticas educacionais lúdicas, mas se constitui em um inventário de uma pesquisa em rede. Fica bem clara a implicação com um rigor científico que dê conta seus lugares de fala, suas implicações com processos, com os contextos, com as pessoas aprendendo, ensinando e se formando juntas na interface escola básica/universidade/grupos de pesquisa/ciberespaço. Recomendo esta obra para educadores, gestores, docentes e pesquisadores interessados pelo campo de pesquisa mediada por design, comunicação e educação. Seu inventário é também um curso para quem pretende pesquisar em rede.

Metodologias de campo: perspectivas interdisciplinares

Luiza Novaes, Jackeline Lima Farbiarz, Rita Maria de Souza Couto

Ano de publicação: 2022

O livro “Metodologias de campo: perspectivas interdisciplinares”, nas palavras de Luiz Antonio Coelho que assina o seu prefácio, constitui-se como um exercício de intertextos cujo fio condutor é a perspectiva da metodologia como caminho para se reconhecer territórios, contextos culturais, contextos situacionais, seres-pessoas em existência ativa. As autoras e os autores enfatizam, em seus textos, perspectivas interdisciplinares características do Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Integram saberes, fazeres e atitudes que participam da manutenção e anúncio de caminhos para o campo do Design, revelando contextos de ensino e pesquisa que contribuem para o diálogo, a ressignificação constante e a formulação de questões e reflexões. Os leitores são convidados à leitura dos capítulos em qualquer ordem e são instigados a arranjar, compor, decompor, recompor sua experiência de leitura. Um convite para uma experiência caleidoscópica.

Seen Unseen – 3D Visualization

Jorge Lopes, Sergio Alex Azevedo, Heron Werner e Antonio Brancaglion Junior

Ano de publicação: 2019

“SEEN UNSEEN” traz resultados de tecnologias 3D de pesquisas multidisciplinares, explorando os limites do “STEAM” (“Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”), que enfatizam aspectos como Inovação e Criatividade. Aqui você encontrará trabalhos de equipes multidisciplinares de universidades, museus, institutos e empresas (116 autores e 25 instituições) que investem em pesquisa no Brasil e no exterior. Eles procuram por oculto (“Invisível”) recursos e sistemas, trazendo-os para fora (“visto”) com o apoio decisivo das tecnologias 3D, em campos como o Ciências da Saúde (Medicina e Biologia), passando pelas Humanidades (Artes, Arqueologia e Paleontologia), até as Ciências Físicas (Engenharia e Matemática).

Um novo olhar para o projeto: a Ergonomia no Ambiente Construido – volume 4

Claudia Mont’Alvão, Vilma Villarouco

Ano de publicação: 2018

O livro, organizado pela professora Claudia Mont’Alvão em parceria com a Professora da UFPE, Vilma Villarouco, contém os melhores artigos do evento e dois capítulos inéditos.

O campo do design e a crise do monopólio da crença

Alberto Cipiniuk

Ano de publicação: 2017

Algumas partes deste livro foram escritas no início de 2013 e as ideias foram se desdobrando durante os dois anos subsequentes. O livro estava planejado para ser publicado em 2016, mas com a agravamento da crise econômica aqui no Brasil, as iniciativas para sua publicação foram sendo retardadas, portanto, até o início de 2017 me dediquei à correção e aos detalhes, enfim, a todas as releituras em que aquilo que havia sido escrito foi sendo esmiuçado e aprimorado. O resultado me pareceu trazer para o leitor um texto mais sólido no assunto que pretendo tratar. Assim, se por um lado este livro reflete a temporalidade dos eventos ocorridos nesses três anos, também possui uma unidade e acaba convergindo para onde eu queria chegar. Admito que às vezes o texto pode parecer errático ou não linear, isto é, embora pareça marcado pela perplexidade dos vários eventos históricos vividos desde que decidi escrevê-lo, houve um fio condutor que se justifica pelos fins desejados.

Introdução ao Design Inclusivo

Manuela Quaresma

Ano de publicação: 2018

O livro Introdução ao Design Inclusivo é uma leitura fundamental para pessoas imersas na área do Design. Nele consta toda a filosofia do Design Inclusivo, um caminho para ensiná-lo nos cursos de graduação em Design e reflexões sobre processos projetuais que favorecem a elaboração de produtos inclusivos.

Ecovisões Projetuais: pesquisa em design e sustentabilidade no Brasil

Alfredo Jefferson de Oliveira

Ano de publicação: 2017

A temática do 5º SBDS, e agora deste livro, foi o tripé da sustentabilidade: os aspectos ambientais, sociais e econômicos ligados ao processo de projetação de produtos e serviços. Nesse tema, foram destacadas abordagens projetuais que priorizam alguns destes aspectos: Ecodesign e Análise do Ciclo de Vida, Design e Artesanato, Design e Território, Design Social e Inovação Social.

Design para uma educação inclusiva

Jackeline Lima Farbiarz

Ano de publicação: 2016

Este livro é o resultado de dez anos de reflexões sobre materiais, recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação em espaços de ensino-aprendizagem nas fronteiras design-linguagem-educação.

Um novo olhar para o projeto: a ergonomia no ambiente construído 3

Claudia Mont’Alvão

Ano de publicação: 2016

Os capitulos desse volume são novamente organizados dentro das duas grandes temáticas abordadas pelo evento – Ambiente Construído e Acessibilidade – com uma tentativa de apresentar do geral para o especifico.

Anamaria de Moraes: uma coletânea

Claudia Mont’Alvão; Manuela Quaresma; Rita Maria de Souza Couto (orgs)

Ano de publicação: 2014

Esse livro foi organizado como uma coletânea dos melhores artigos publicados pela profª. Drª. Anamaria de Moraes e lançado durante as comemorações dos 20 anos do PPGDesign, em 2014

DESIGN: O LIVRO DOS PORQUÊS. O CAMPO DO DESIGN COMPREENDIDO COMO PRODUÇÃO SOCIAL

Alberto Cipiniuk

Ano de publicação: 2014

Se tentarmos definir o campo do design em sua singularidade, por regras próprias, independentes das outras ciências humanas sociais, pelo seu alto grau de compromisso no cumprimento e cobrança de regras e formalidades, o campo do design passaria a ser caracterizado como um sistema.

Desorientação e colaboração no cotidiano digital

Rejane Spitz

Ano de publicação: 2014

Este livro apresenta uma coletânea de textos produzidos por alunos da disciplina Arte Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), abordando temáticas relativas aos impactos, desafios e consequências de nosso cotidiano digital.

Formas do Design: Por uma metodologia interdisciplinar

Rita Maria de Souza Couto; Jackeline Lima Farbiarz;  Luiza Novaes; Alfredo Jefferson de Oliveira (orgs)

Ano de publicação: 2014

Formas do Design sustenta a interdisciplinaridade como fundamento para a construção e consolidação da identidade do Design entendendo que o discurso sobre o Design encontra sua totalidade na inter-relação solidária de temas, conceitos, teorias. vivências e experiências.

Gustavo Amarante Bomfim: uma coletânea

Rita Maria de Souza Couto; Jackeline Lima Farbiarz; Luiza Novaes (orgs)

Ano de publicação: 2014

Esta coletânea de artigos de Gustavo Amarante Bomfim permite aos estudiosos do Design contato com algumas reflexões do autor, que teve participação marcante no cenário do Design Brasileiro.

Parla!2014

Nilton Gonçalves Gamba Junior

Ano de publicação: 2014

Esse ano, em sua quarta edição, integra duas universidades, a Parsons The New School for Design de Nova York e a Iberoamericana da Cidade do México.

Por que design é linguagem?

Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima

Ano de publicação: 2014

A importância do objetivo deste livro centra-se no entendimento do viés interdisciplinar do Design. É preciso percebê-lo como uma oportunidade para a(re)visita a paradigmas e para a proposição de alternativas que tragam apartes teóricos para a projetação.

Tríades do design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função

Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima

Ano de publicação: 2014

Conforme reiterado ao longo de todo o texto, a semiótica de Charles Sanders Peirce nos possibilita refletir sobre o design como fenômeno de linguagem e sobre os seus três principais fundamentos: forma, significado e função.

Um novo olhar para o projeto: A ergonomia no ambiente construído 2

Claudia Mont’Alvão

Ano de publicação: 2014

Nesse segundo volume, os artigos tratam não somente da discussão sobre as normas vigentes, mas das questões metodológicas, da atividade profissional, e principalmente, da preocupação com o usuário, foco ultimo e especifico da pesquisa em Ergonomia.

Design de histórias 1 – o trágico e o projetual no estudo da narrativa

Nilton Gonçalves Gamba Junior

Ano de publicação: 2013

Design de histórias foi um termo criado pelo autor em 2014, quando propôs à PUC-Rio uma disciplina eletiva homônima que unia a criação ficcional e o método projetual. Em 2006, fundou o laboratório de Design de Histórias (Ladeh), no Programa de Pós-Graduação em Design da mesma instituição.

Design em Situações de Ensino-Aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação

Rita Maria de Souza Couto; Luiza Novaes

Ano de publicação: 2013

Ao mesmo tempo em que comemoramos vinte anos da criação do primeiro Programa de Pós-graduação em Design no Brasil, também comemoramos os vinte anos de pesquisa do LIDE (Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação do PPG . Design da PUC-Rio).

Ergonomia: Conceitos e aplicações

Claudia Mont’Alvão

Ano de publicação: 2010

O desempenho do homem no trabalho é cada vez mais complexo e a ergonomia ampliou progressivamente o campo de seus fundamentos científicos. A inteligência artificial, a semiótica, a antropologia e a sociologia passaram a fazer parte do acervo de conhecimentos do ergonomista.

Nós do ensino: Perspectivas interdisciplinares de leituras do design

Jackeline Lima Farbiarz

Ano de publicação: 2013

Como ensino e pesquisa aliem-se no sentido de propiciar interações com qualidade de vida nos plurais espaços de ensino-aprendizagem distribuídos por nosso país.

Parla!2013

Nilton Gonçalves Gamba Junior

Ano de publicação: 2013

A terceira edição de ‘Parla!’ foi realizada por conta da parceria do LaDeh da PUC-Rio com o SIVA da FUDAM de Shangai e o Itamaraty. Em função das comemorações do ‘mês do Brasil na China’, alunos e professores do Brasil e da China realizaram cartazes sobre a China.

Tecnologias 3D Desvendando o passado e modelando o futuro

Jorge Roberto Lopes dos Santos

Ano de publicação: 2013

Desde que a tecnologia digital 3D surgiu, um incri´vel leque de possibilidades de sua aplicac¸a~o em diversas a´reas do conhecimento foi aberto.

Um novo olhar para o projeto: a ergonomia no ambiente construído

Claudia Mont’Alvão

Ano de publicação: 2011

A obra destaca a importante contribuição da ergonomia para projetos de ambientes e edificações, valorizando a adequação dos espaços às atividades que neles serão desenvolvidas.

Mais informações

Profa. Luiza Novaes

Coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa
Tel: (+55 21) 3527-1596
ppgdesign@puc-rio.br