Alunos do DAD são finalistas no LadAwards
Os alunos Tatiana Frambach, Carlos Eduardo Bocai, Julia Aguiar, Lucas Noel, Julia Albuquerque e Lucas Luz são finalistas, em diferentes categorias, no Latin American Design Awards 2017. A premiação será durante o Latin American Design Festival no dia 10 de março, em Lima, Peru.
O objetivo do LadAwards é reconhecer e exibir as melhores idéias e peças de design com base em seu nível de inovação, impacto e criatividade, bem como para promover o setor de design e comunicação visual, posicionando a América Latina como fonte chave de inspiração.
Tatiana Frambach
Projeto: Batidas – Novo Sistema de Identidade Visual para as Cédulas Brasileiras – Finalista Proyecto Personal
O objetivo do projeto foi desenvolver um novo sistema de identidade visual para as cédulas brasileiras, a partir de uma interpretação gráfica pessoal em busca da nossa essência, do que nos identifica e une como povo e nação. Levando em consideração aspectos técnicos da plataforma, tais como manuseabilidade e a presença de camadas de segurança, Batidas tem como desafio o desenho de uma nova figura representativa da identidade brasileira, abraçando um país múltiplo, dinâmico, e colorido. As Batidas homenageiam 10 ritmos musicais que vão do norte ao sul, do samba ao funk. É um desenho que quer abraçar o país inteiro. O projeto foi orientado pelos professores Fabio Lopez, Flávia Nizia e Roberta Portas.
Carlos Eduardo Bocai e Julia Aguiar
Projeto: O Banquete
Finalistas Editorial
“O Banquete” de Platão é um clássico filosófico sobre o amor. Sua complexa estrutura narrativa com múltiplas camadas de vozes e diferentes períodos de tempo criou uma oportunidade para o desenvolvimento de uma nova edição que auxiliasse o leitor no entendimento. As hierarquias foram construídas a partir da diferenciação de cores, estilos tipográficos, exploração da mancha de texto e alterando a orientação. A barra de navegação fornece informações sobre quem está discursando em cada momento específico. A orientação muda sempre que alguém inicia um dos discursos. Esta nova edição visa potencializar a experiência de leitura, criando mecanismos de navegação e estruturas de páginas cuidadosamente desenhadas para um conteúdo muito sofisticado, propondo ao leitor intervalos de reflexão para construção do seu próprio pensamento. O projeto foi orientado pelas professoras Evelyn Grumach e Suzana Valladares.
Lucas Noel
Projeto: Exploring John Maeda’s “The Laws of Simplicity”
Finalistas Prints
Escrita em 2006, a obra “The Laws of Simplicity” do designer e autor John Maeda, continua profundamente relevante, tão como tivesse sido escrita nos dias de hoje. Escolher o livro como proposta de projeto, traz consigo não só o projeto gráfico como ferramenta de disseminação do seu conteúdo, mas a própria abordagem temática propaga o conteúdo para alunos, professores e possíveis interessados para conhecer a fundo sua obra, e dessa maneira, refletir e talvez atuar sob uma ótica mais consciente.
Com isso, o projeto aborda a temática da simplicidade apresentando uma relação entre conceito e mensagem das dez leis máximas da obra, representadas em cartazes tipográficos. O projeto foi orientado pelos professores Julieta Sobral, Barbara Jane Necyk, Elizabeth Grandmasson Chaves.
Julia Albuquerque e Lucas Luz
Projeto: Tipos de Grafia
Finalistas Digital
Com o objetivo de criar conexões entre o mundo analógico e digital usando famílias tipográficas como objeto de estudo, esta plataforma navegará através dos estilos tipográficos que marcaram a história, exaltando a beleza da sua forma e diferenças entre seus usos.
O projeto foi orientado pelas professoras Evelyn Grumach e Suzana Valladares.