DAD participa da Semana Design Rio na Fábrica Bhering

O Departamento de Artes & Design da PUC-Rio participa novamente da Semana Design Rio, nos dias 15 e 16 de setembro, na Fábrica Bhering.

Com o objetivo de mostrar ao grande público o que se produz na universidade e os negócios nascentes a partir dela, o DAD desembarca na Fábrica Bhering com projetos de alunos e ex-alunos, além de rodas de conversa sobre diferentes áreas do design.

Confira a programação!

EXPOSIÇÃO
Projetos de destaque dos alunos de Design das quatro habilitações: Comunicação Visual, Mídia Digital, Moda e Projeto de Produto. 

BATE-PAPO
Roda de conversas sobre Design, Empreendedorismo, Moda e Arte.

Sábado às 15h30 – Design e Empreendedorismo

com Lucas Portes (O Formigueiro), Leo Drummond e Eduarda Vieira (Kuba).
Mediação: Profs. Claudia Kayat e Felipe Rangel
O bate-papo reunirá alunos egressos do curso de Design do Departamento de Artes & Design da PUC Rio, atuantes no mercado com suas empresas/marcas. A conversa será mediada pelos Profs. Claudia Kayat e Felipe Rangel e proporá uma troca de experiências sobre os caminhos e desafios de empreender no campo do Design no Rio de Janeiro e apresentará casos de sucesso das empresas O Formigueiro e Kuba.

Domingo às 15h30 – Moda, Cultura e Arte: Os Processos de Criação em Design

com Aisha Jacob (NAAI), Luciana Gonçalves (COMPARSARIA), Vinicius Almeida (PITÔ) e Paula Bohm (PB)
Mediação: Prof.ª Luiza Marcier
Reunindo um grupo expressivo de alunos egressos do curso de Design do Departamento de Artes & Design da PUC Rio, todos atuantes no mercado, a conversa mediada pela professora Luiza Marcier propõe investigar as relações entre moda, cultura e arte nos processos de criação em design. Todas as marcas, desenvolvidas pelos ex-alunos, trazem características de ampla pesquisa conceitual, imagética e processual para propor novos valores para uma moda contemporânea e plural.

NEGÓCIOS
Empresas criadas por ex-alunos que terão pontos de venda de seus produtos:

O FORMIGUEIRO
O Formigueiro é um estúdio de design que pensa o processo de criação de forma atenta e autoral. Marcado por acabamentos cuidadosos e visual contemporâneo, cada objeto é conceituado, desenhado e executado pelos próprios sócios, que somam à tradição do fazer manual um olhar comprometido com o novo.
Da madeira ao metal, do mármore às tramas de fios, cada material é trabalhado de acordo com suas particularidades e potencialidades estéticas em um processo de experimentação constante. O resultado são peças igualmente surpreendentes e elegantes, capazes de equilibrar características clássicas e pouco convencionais.

A MADEIRADA
Proveniente de um ambiente de marcenaria, estudos e experimentos com diversos tipos de madeira, a A Madeirada é uma marca de biojoias criada em 2016.
Imbuída de cores vibrantes e formas geométricas, as peças A Madeirada vêm para trazer luz e alegria para o dia-a-dia e estilo e personalidade para as melhores noites.
Como diferencial a A Madeirada traz para o universo das biojoias cores vivas e
naturais de madeiras pouco conhecidas ou exploradas. No processo de produção, as madeiras utilizadas são de reuso e coladas com cola não tóxica a base d’água. O acabamento é feito com cera de carnaúba natural e as peças não levam nenhum tipo de química ou tingimento.

TORI
Tori é uma marca de piercings alternativos, para quem busca um acessório estiloso e que foge do comum. Os piercings são feitos em prata 950, a liga mais recomendada para a fabricação de joias.
O resultado é uma peça de geometria perfeita e acabamento impecável, para ser usada em todas as ocasiões, como um símbolo da personalidade forte e estilo único de quem a usa.

ILUSTRE ILUSTRA
Somos um estúdio criativo com foco em Design de Superfícies, situado na cidade do Rio de Janeiro.
Valorizamos design autoral e quem também o valoriza, motivo pelo qual criamos peças exclusivas, a partir de um minucioso processo criativo que envolve desenhos à mão e tratamentos digitais. O conceito por trás de cada produto é, entretanto, a essência de nossas coleções. Somos estética com conteúdo.
Nossa proposta é repensar a experiência de consumo de produtos estampados a partir de peças desenhadas à mão, que contam histórias.
Cada estampa conta uma história, cada história desperta a memória. Estamos aonde essas histórias se cruzam: nas ruas- por enxergarmos a arte como ferramenta de transformação social e por apoiarmos a pluralidade de ideias; crenças; religiões; raças; gêneros; identidades e orientações. Ser ilustre não é só abraçar tendência, mas criá-la a partir de seus atos.

KUBA
A Kuba é um empresa de headphones e equipamentos de áudio, criada por quatro apaixonados não só por música, mas também por formas autênticas de ouví-la.
Nosso objetivo é criar ferramentas que despertem novas sensações. Ferramentas com qualidade de som, conforto e um estilo próprio que ofereçam uma experiência única tornando a música protagonista do seu dia.

NAAI
Criada por duas designers cariocas, a NAAI é uma marca múltipla que procura entender a moda de maneira consciente. Apresentando coleções atemporais e trabalhando com o conceito slow fashion, a marca é atenta a sua forma de produção e valoriza o produto nacional sempre priorizando parcerias com empresas conscientes. NAAI é tudo o que move e se transforma. “Temos como objetivo contar histórias para quem consome e dividir, através de nossas peças, memórias e afetos. Acreditamos em resgatar a ideia de que roupas podem passar por gerações. Prezando sempre pela qualidade e durabilidade, sem amarras por tendências que duram apenas uma estação, nossas peças são atemporais. Nosso olhar é atento em cada etapa do processo e produção. Para nós a roupa age sobre a totalidade do corpo, transformando-o, fazendo seu próprio percurso, sua vivência.” – Aisha e Bruna, designers.

PITÔ
A Pitô é uma marca autoral de roupas sem definição de gênero, que aposta em processos artesanais e desenvolvimento de estampas autorais e exclusivas para a fabricação de produtos sofisticados, com caimento refinado inspirados pela estética e arte rupestre, à povos e suas pitorescas formas de se expressar através da pintura e do vestir, à investigação de referências pictóricas de múltiplas culturas e à vestimentas versáteis.
Todos os nossos produtos, são finalizados manualmente, aplicações e até o avesso das roupas são carinhosamente pensados, de maneira que cada peça se torne durável e especial.

P|B
Estreitamente vinculada à sua trajetória no campo da moda, Paula enxerga o corpo como ponte de união entre a arte e a vida. A artista explora em suas obras um universo profundo de camadas, texturas e volumes, reflexo de sua constante busca pelo invisível, pelo não dito. Por respeitar a autonomia dos materiais, a artista integra os acasos que surgem no caminho, ressignificando seus próprios conceitos, multiplicando as possibilidades de criação.

A Fábrica Bhering fica na Rua Orestes, 28, no bairro de Santo Cristo, o funcionamento é das 13h às 19h. Todas as atividades são gratuitas.