Trabalho cientifico desenvolvido no DAD premiado no GeriatRio 2019

O trabalho científico A adequação da Universidade frente ao envelhecimento populacional brasileiro: implementando um serviço de iniciação científica para seniores, desenvolvido pela Fernada Pina, Professora Vera damazio e Samuel Lins, foi premiado no eixo Projetos Inovadores no X Congresso de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio de Janeiro (GeriatRio) que ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro.

O artigo reconhece a universidade com agente de transformação social e tem como objetivo explorar o potencial da extensão universitária para atender demandas do público 50+, sob a visão do design. Para tanto, foram investigados e correlacionados os seguintes eixos temáticos: o público 50+ (faixa etária correspondente à transição entre vida laboral e aposentadoria); empreendedorismo sênior (que inclui empreendedorismo social, autoempreendedorismo e intraempreendedorismo) e extensão universitária (conceito recorrentemente revisto). O percurso metodológico teve como base o Design de Serviços e métodos participativos, de observação participante e de associação livre de palavras, tendo resultado no “Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Sênior” (PICT Sênior), caracterizado pela participação do 50+ em grupos de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Esse serviço, replicável e já institucionalizado na PUC-Rio, foi criado com a colaboração de professores pesquisadores dos departamentos de Psicologia, Química, Design, Geografia, Informática, História, e Engenharia Química e de Materiais e com o suporte da Coordenação de Iniciação Científica; da Coordenação Central de Extensão, da Vice-Reitoria de Desenvolvimento e da gerência de Recursos Humanos da universidade. Após a realização de dois protótipos que atendeu 12 seniores, o PICT Sênior se revelou um novo caminho para o público 50+, oferecendo-lhes papéis de colaboradores em pesquisas científicas e empreendedores da própria vida, confirmando a universidade como espaço para a promoção da longevidade com qualidade.

Também foi apresentado o trabalho O design como catalisador do atendimento ao idoso em ILPIs: resultado preliminar, da aluna do PPGDesign Ana Paula Neves, com a professora Vera Damazio e Fernanda Pina, no eixo Tecnologia/Adaptação Ambiental. Este trabalho traz resultados preliminares do mapeamento e análise das Instituições de Longa Permanência (ILPIs) que atuam no Brasil, realizado como parte da dissertação de mestrado “O design como catalisador do atendimento ao idoso em ILPIs”, e tem como objetivo abordar a importância do design como catalisador de práticas de cocriação em serviços voltados ao cuidar de idosos nestas Instituições.

O GeriatRio acontece a cada 2 anos e está em sua décima edição, com o propósito de proporcionar uma atualização científica sobre assuntos contemporâneos.