PPGDesign PUC-Rio está de luto pelo corte de bolsas da CAPES
O Programa de Pós Graduação em Design/PPGDesign PUC-Rio está de luto. Essa foi a forma que definimos para nos manifestarmos quanto aos cortes de bolsas de fomento da CAPES, que atingiram os nossos alunos que ingressaram no Mestrado, no ano de 2020. Perdemos um total de 6 bolsas, entre aquelas que ajudam a custear o aluno (que não tem vinculo empregatício) e custeiam as taxas escolares.
Nosso luto não é somente por como nosso Programa e alunos foram afetados é pelo desrespeito aos diversos Programas, responsáveis pela pesquisa em nosso país.
Nosso luto é pela crueldade com que tudo foi implementado, nesse momento em que nossos olhos e corações se voltam ao combate de um inimigo invisível.
Estamos afastados uns dos outros, trabalhando e estudando remotamente, e nessa hora, a nossa voz, na manifestação de nossos sentimentos fica limitada a um post.
Entendemos contudo que não estamos sozinhos. Temos toda a comunidade cientifica gritando, além de um Projeto de Decreto Legislativo (n° 98, de 2020) tentando reverter a situação.
Nós, das Humanidades, temos tido SIM uma participação no combate ao Covid-19. São designers, psicólogos, filósofos, teólogos, educadores, cientistas sociais, economistas entre tantos outros, trabalhando juntos para que os cidadãos brasileiros consigam lidar com esse momento de #fique em casa.
Assim, por decisão da Comissão de Pós Graduação do PPGDesign e da Comissão de Bolsas do nosso Programa, entendemos que nosso LUTO é uma forma de darmos voz ao nosso repúdio, ao nosso descontentamento e a nossa indignação por tudo provocado pela Portaria n.34/2020.