Professor Jorge Lopes participa de encontro virtual organizado pelo Museu do Amanhã e Santander Brasil
O professor Jorge Lopes participará do encontro virtual “Colaboração Urgente: Modelos de Inovação em Rede para o Futuro”, organizado pelo Laboratório de Atividades do Amanhã, do Museu do Amanhã, e o Santander Brasil, no dia 17 de abril, às 17h, no canal do Youtube do Museu: http://youtube.com/museudoamanha.
Um dos resultados inspiradores da pandemia do coronavírus é que ela estimulou uma onda gigante de instituições e pessoas que queriam fazer o bem. O governo, as empresas, a sociedade civil e startups começaram a trabalhar juntos. Mas apesar da boa vontade, organizações mais tradicionais revelaram uma lentidão na forma protocolar delas trabalharem. Por outro lado, empresas e startups da “nova economia” já trabalham de outra forma – elas prototipam, testam e reiteram para levar inovações ao mercado de uma forma muito mais rápida.
No meio disso tudo, a ciência emergiu como o grande protagonista dessa história. Hoje a suprema importância da ciência está mais do que evidente. No entanto, para combater os efeitos da crise, a ciência tem que colaborar com o governo, empresas, startups e a sociedade civil. Mas como inovar de forma ágil com segurança demandada pela ciência e com os processos das instituições tradicionais que trazem escala mas ainda não conseguem ter a agilidade que a emergência demanda?
O professor revelará um pouco da sua experiência em trabalhar com redes colaborativas e transdisciplinares para combater a crise e sobre possíveis modelos que podem aumentar a velocidade da inovação em uma emergência.