Impressão 3D de EPIs
Um grupo de pesquisadores e professores de diversas instituições do Estado está reunido para discutir e trabalhar no desenvolvimento e produção de equipamentos para proteção individual (EPIs) aos profissionais de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes infectados pelo COVID-19. O objetivo é utilizar a tecnologia de impressão 3D para a produção de máscaras, viseiras faceshield, capotes, válvulas, entre outros equipamentos utilizados por médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde no Estado. Os equipamentos produzidos são doados a Hospitais e Unidades de Saúde.
Esta ação teve início no dia 19 de março, em uma reunião do Governo do Estado, no Palácio Guanabara, com o professor Jorge Lopes, e com o médico Leonardo Frajhof, professor associado da Unirio e doutor em Design pela PUC-Rio, indicou os equipamentos de proteção individual prioritários a serem desenvolvidos para os profissionais de medicina da rede pública. Após esta reunião, em conjunto com o médico Alberto Chebabo, diretor da divisão médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, o cirurgião torácico Rui Haddad, da PUC-Rio, e o pneumologista David Nigri, foram convidadas instituições de ensino e demais parceiros para viabilizar produção das peças.
O grupo inclui representantes da PUC-Rio, UFRJ, Unirio, FIRJAN, SENAI Governo do Estado, INT , Coppe UFRJ, Grupo DASA, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Marinha do Brasil e o SOS 3D Covid 19.
A equipe do DAD inclui, além do professor Jorge Lopes, a professora e supervisora do Laboratório de Volume e Prototipagem Gabriela Vaccari, o professor João Victor Azevedo de Melo, o aluno do PPG Design Gerson Ribeiro e os laboratoristas Diogo de Souza Marques e Hana Claudia Marins.
A PUC-Rio não comercializa estes equipamentos e também não está arrecadando doações individuais pela internet. Pessoas e empresas que queriam colaborar e doar para essa rede podem encaminhar um e-mail para:
artdsg-q@puc-rio.br.