4º Encontro de Semiótica do Projeto

O 4º Encontro de Semiótica do Projeto tem como tema principal Comunicação, linguagens e processos criativos na era da inteligência artificial e será realizado em formato on-line, gratuitamente, nos dias 23 e 24 de outubro. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos das Linguagens e Expressões na Arquitetura, no Urbanismo e no Design (LEAUD/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Laboratório de Comunicação no Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), coordenado pela professora Vera Nojima, e o Centro de Estudos e Práticas em Design (CEPED) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

O Encontro objetiva promover a discussão e a reflexão sobre o papel dos preceitos e pressupostos da Semiótica como construtora dos sistemas simbólicos, entendendo a transversalidade como proposta metodológica de cooperação entre saberes. Pretende-se reunir pesquisadores de todo o país que trabalhem os estudos das linguagens e a Semiótica em projetos e processos criativos nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em Comunicação, Artes, Design, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo.

É a primeira vez que o evento será realizado no formato on-line, 20 anos após a primeira edição. A primeira e a segunda edições foram realizadas na PUC-Rio, respectivamente em 2003 e 2009. A terceira edição aconteceu na UFJF, em 2018.

Os trabalhos deverão ser submetidos até o dia 25 de setembro. As inscrições são gratuitas e estarão abertas para apresentadores e ouvintes a partir do dia 9 de outubro. Mais informações disponíveis aqui.