Laboratório de Gestão em Design organiza roda de conversa no Circuito Urbano 2025
O Laboratório de Gestão em Design (LGD) é um dos organizadores da roda de conversa online Copacabana para as Pessoas: Roda de Conversa sobre Place Branding Local no dia 21 de outubro, às 9h. Participam da roda de conversa: prof. Joaquim Redig, profa. Fabienne Schiavo, Carlota Esteves, Willington Feitosa, Paulo Protásio, prof. Sérgio Magalhães, Guto Indio da Costa, moderação prof. Claudio Magalhães, coordenador do LGD.
O evento integra o Outubro Urbano & Circuito Urbano 2025, iniciativa do ONU-Habitat, que tem como foco o tema central “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”. O objetivo da roda de conversa é construir, de forma participativa, diretrizes para o place branding do bairro, fortalecendo o senso de pertencimento, promovendo o engajamento cidadão e impulsionando a economia local.
O formato combina uma breve apresentação dos resultados de pesquisas já realizadas no território com um diálogo mediado em roda de conversa, onde designers, arquitetos, urbanistas, parceiros institucionais, moradores e lideranças locais debaterão estratégias para o uso coletivo da marca Copacabana.
A abordagem é baseada em design estratégico e inovação social, valorizando a identidade do bairro como lugar bonito, diverso e inclusivo, e canalizando esse orgulho em ações concretas de revitalização urbana, fortalecimento econômico e coesão comunitária. A iniciativa se alinha diretamente ao conceito de People-Centered Smart Cities, além de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; e ODS 17 – Parcerias).
